12 de jul de 2014

{Resenha} Donos das Ruas - Ilsa Lima Monteiro - Maciel

Fala, galera! Depois de um tempo de recesso, estou de volta para o blog, prometendo um post pelo menos todo final de semana, de livros nacionais. E hoje eu começo falando do livro "Donos das Ruas" da paulista Ilsa Lima Monteiro.


Título: Donos das Ruas;
Autor (a): Ilsa Lima Monteiro;
Coleção: Conto Jovem;
Editora: FTD;
Ilustração: Saulo Garroux e David Garroux;

Quando Milho nasceu, sua mãe não tinha completado quinze anos.Ela era prostituta e namorava um homem que o maltratava. Um dia,Milho cansou-se dos maus tratos do namorado da mãe e fugiu de casa com um amigo.Foi morar nas ruas, vivendo de esmolas e de pequenos furtos. Daí, o passo para a venda de crack foi rápido. E Milho acaba sendo pego pela polícia.Mas a história não acaba aqui. Milho tem força de vontade e quer mudar sua vida. Será que ele consegue?

      O livro versa sobre um trecho, talvez o mais complicado, da adolescência de Milho (o nome verdadeiro é Carlinhos), pobre, filho de uma prostituta pouquíssimos anos mais velha que ele e residente de uma das favelas mais perigosas do rio de janeiro.

       O livro mostrará como é sua vida ali, seu sofrimentos e as surras dos namorados que vem morar com a sua mãe, chamados por ele de "O Machão da Mãe" pela forma machista e violenta como costumam agir tanto com ela como com ele.

         Ilsa narra como ninguém os pensamentos de Milho, deixando que o leitor possa sentir o quanto é complicado enfrentar essa fase que para ele é tão complicada internamente, com a chegada da puberdade e as mudanças físicas e psicológicas, quanto externamente, com a pobreza e a violência na favela.

        Também fica claro o quanto qualquer forma de ajuda e acolhida faz a diferença, por meio da instituição que acolhe milho e seus amigos, e lhes oferece um futuro por meio das ações sociais da própria instituição e dos pais sociais que Milho ganha por meio dela.

        Um livro que vale muitíssimo a pena!

________________________________________
Maciel T. é um futuro professor (está cursando Pedagogia na Unesp em seu terceiro ano) e é autor do livro “Rewrite – A história de Kenny e Bee”, dono do blog “Cinco Listas”, colunista ocasional do “LeitoresForever” e do “Literatura – Um mundo para Poucos”. Gosta de Chicletes, Tigres e Comida! Menos azeitonas! Azeitonas o irritam e ele nem sabe direito porque! rsrsrs

Um comentário:

  1. Esse livro parece ser o tipo: "choque de realidade com esperança no fim". É bom ler coisas assim, para ver se a gente se liga que precisa lutar por um mundo no qual meninos como o milho tenham mais chances de serem bem sucedidos!!!

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen