18 de abr de 2014

Resenha: Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo - Tais Cortez

Título: Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo;
Autor (a): Tais Cortez;
Editora: Chiado;
Páginas: 419;


"Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles. Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições. Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, freqüentando aulas diferentes de tudo o que já viu. Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la. O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam..."



Para começar minha resenha, não há maneira melhor do que contar-lhes em linhas gerais as primeiras páginas do livro "Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo", de Tais Cortez.

Narrado em primeira pessoa, possui em suas páginas a história de Victória, que aos cinco anos foi adotada por um casal um tanto fútil e não se lembra dos verdadeiros pais. Ao completar quinze anos, mudanças notáveis em sua aparência e capacidades acontecem, culminando para que seja levada a um lugar especial, "outro mundo", onde pessoas como ela aprendem a controlar seus poderes e conviver consigo mesmos: Aprendum. Nessa escola, tão diferente e fascinante em sua estrutura e métodos, porém tão familiar em termos sociais, nossa protagonista conhece, além de amigos fiéis, Alex, por quem se sente imediatamente atraída e apesar da clara rejeição do mesmo, insiste em ter sua amizade e começa-se assim, o verdadeiro desenrolar dessa história viciante e surpreendente.

Ao ler a sinopse ou minha síntese semelhante, pode-se perceber que o livro é composto por um esqueleto de elementos conhecidos. E acreditem se quiserem, acho que foi exatamente isso, junto à narrativa viciante e a forma original e bem construído com que a autora dispôs os acontecimentos, que fizeram desse livro uma preciosidade para o romance sobrenatural.

E o que, me digam, tem o poder de superar todo e qualquer erro em um livro? A meu ver, a resposta não poderia ser outra senão a escrita de um autor. Admito a vocês que graças a algumas leituras anteriores, já não estava com um pique muito grande em relação a isso e levei um choque. Tais nos conta a história através de Victória com tanta simplicidade e maestria que jamais pensaria ser este o seu primeiro livro.

Conforme conhecemos Aprendum e seus alunos, podemos perceber que cada personagem tem sua própria personalidade, apesar de representarem um papel familiar no ambiente escolar e no círculo social de adolescentes. Temos o cara legal que gosta da garota nova, mas que ela só quer como amigo, a grande amiga tímida e fiel, a bela que se sente ameaça e tem necessidade de destacar-se, os seguidores bobos e ainda os conflitos, como rituais de iniciação. A minha única crítica em relação a elas é que não parecem, em atitude, ter a idade que a autora nos fornece.

Em meio a tudo isso, com o desenrrolar do enredo e a exposição de conflitos, Tais dispõe pequenas ideias e mistérios, que com sua narrativa fluída, passam levemente pelos olhos do leitor e não nos permitem conectá-los como um só, culminando para um desenvolvimento surpreendente e cheio de ação.

E eis o ponto onde queria chegar. A autora realmente se esmera em detalhes, o que é perfeito devido à quantidade de emoções que ela nos transmite através das personagens e da ação que o livro. Com ação quero dizer lutas, corporais e seja como se chamem com poderes, todas com direitos a seu tempo especial e consequências reais.

Em suma, o livro pode ser considerado nada menos que incrível por conta dos detalhes. Cenários bem construídos, trama costurada e premeditada, conflitos familiares, segredos do passado, paixão intensa e o que não poderia faltar, momentos arrepiantes e frases de efeito.

Recomento imensamente para aqueles que não se preocupam com clichês e procurem além de heroínas fortes, uma história repleta de ação e sentimento.

P.S.: Sobre o trabalho de revisão... Não se usa mais trema (¨) sobre a letra 'u' e o livro está inteiramente escrito assim, como a sinopse apresenta, tendo sido publicado em 2013.

2 comentários:

  1. Oiii!
    Adoreiii sua resenha!!!
    Fico mtooo feliz por saber q gostou da história e adoreiiiii qnd disse:
    "Em suma, o livro pode ser considerado nada menos que incrível por conta dos detalhes. Cenários bem construídos, trama costurada e premeditada, conflitos familiares, segredos do passado, paixão intensa e o que não poderia faltar, momentos arrepiantes e frases de efeito."
    Uau! q recompensa ler um feedback como esse!!!
    Bjssss
    e sucesso ao blog! :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Tah!
    Você mereceu, desejo muito sucesso com o livro *-*

    ResponderExcluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen