Resenha: Muito Longe de Casa - Ishmael Beah - Rafa

Título: Muito Longe de Casa;
Subtítulo: Memórias de um menino-soldado;
Autor: Ishmael Beah;
Editora: Ediouro;
Páginas: 222;

"Trezentas mil crianças-soldado, lavagem cerebral, entorpecentes, abusos dos senhores da guerra, morte. Muitas hoje ainda sofrem com as conseqüências. Fã de hip-hop e de boa literatura, Ishmael Beah, após passar a infância e a adolescência na roda-viva da guerra, foi reabilitado pela Unicef e teve a chance de contar o que qualquer ficção jamais conseguiria recriar. Uma narrativa convincente, de linguagem bem acabada da visão do inferno, por quem esteve lá e conseguiu sair com vida."


Não posso começar está resenha sem antes falar do escritor. Ishamael Beah é um exemplo de resistência, equilíbrio e inteligência. Nascido em Serra Leoa, Beah sofreu o que muitas crianças sofrem até hoje na África, a invasão de Rebeldes em suas vidas. E através desse livro, mais que incrível, ele vai transcrever suas experiências de vida, que passam longe do normal. Com uma narrativa em 1° pessoa de tirar o fôlego, ele irá entrar em sua mente, fazendo com que vivemos sua história.


Este é um livro muito especial. Foi o primeiro livro que li, sem ser obrigada. No meu colégio, todos os anos, tinha feira do livro. Quando estava com meus dez anos de idade conheci uma grande amiga, que me induziu a começar a ler, então resolvi comprar meu primeiro livro. Logo de cara encontrei um da Tinker Bell, sou super fã de fadas. Então decidi por compra-lo, foi quando eu vi Muito Longe de Casa. Dai vocês se perguntam o que me chamou atenção? O fato é que desde pequena sou apaixonada pela África, todo sua história e seu povo. Hoje crianças de dez anos já tem certa noção da história deste continente. Contudo a nove anos atrás toda essa história era considerada meio que inútil, então criei essa afeição por conta própria. E meu inicio nessa vida literária não podia ter sido de for mais positiva .

The Washington Post disse algo que concordo completamente:
"Todas as pessoas do mundo deveriam ler este livro."
A história de Beah é inspiradora e nos faz rever certo conceitos em torno da humanidade. Até que ponto as pessoas vão para ficarem um pouco mais ricas do que já são.

A África conseguiu sua "independência" a muitos anos - em teoria. Até hoje, a nação africana é explorada de forma cruel. Crianças são tiradas de suas famílias e são manipuladas para cometerem atos bárbaros. Ishamael foi uma dessas crianças, que por sorte conseguiu escapar, para hoje estar ajudando outras crianças na mesma situação. Muito Longe de Casa, conta sua trajetória desde seu "sequestro" até sua liberdade, ele nos passa a sensação de estar revivendo tudo aquilo, só para poder nos presentear com tão bela obra.
"Ouvíamos tantos tipos de histórias sobre guerra que parecia que ela estava acontecendo numa terra distante e desconhecida . Somente quando os refugiados passaram a cruzar nossa cidade começamos a perceber que, na verdade, a guerra estava ocorrendo em nosso país."

Li somente duas vezes o livro, e a última vez foi a muito tempo atrás. Entretanto é difícil esquecer tudo que Beah teve que enfrentar. É uma lição de vida, com toda a certeza.

capa é muito objetiva, e nos passa a claramente a imagem do que é chamado "menino-soltado". Uma criança sem esperanças e sem opções.

Ishmael Beah dedica sua obra a:
"A todas as crianças de Serra Leoa que tiveram sua infância roubada"

Comentários

  1. Esse é o tipo de livro que eu adoro!
    As quotes reforçou a resenha e mostrou o quanto é forte!
    Amei a dica, não conhecia o livro.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu já tinha visto a capa deste livro e ele havia me chamado a atenção, mas ainda não tinha lido resenha dele, vai entrar para minha lista de leitura. Abraço!
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui