Resenha: Eragon - Christopher Paolini - Keu

Título: Eragon;
Série: Ciclo da Herança #1;
Autor (a): Christopher Paolini;
Editora: Rocco;
Páginas: 460 (varia a edição, pode ter mais);

Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.


Eragon é um rapaz de 15 anos que mora em uma fazenda com seu tio Garrow e seu primo Roran, em uma pequena vila escondida ás margens da Espinha, uma misteriosa cadeia de montanhas que ocupa grande parte do lado oeste de Alagaesia.

Esse país, em seus dias de glória era uma terra onde humanos, elfos, anões e dragões, conviviam em harmonia comandados por um seleto grupo de Cavaleiros. Mas não eram simples cavaleiros, mas Cavaleiros de Dragões.

Mas essa glória se perdeu a cem anos no passado. Agora Alagaesia é uma terra onde não existem mais elfos, anões e dragões, ou pelo menos era assim que Eragon pensava. Porém numa viagem de caça nos recantos mais profundos da Espinha ele encontra uma pedra da cor de safira. Mas é surpreendido ao ver nascer dali um pequeno animal, ou melhor um pequeno dragão.

Os antigos Cavaleiros retornaram, e agora Eragon tem que decidir seu futuro, irá se unir ao duvidoso rei Galbatorix ou aos rebeldes que acusam este rei de várias atrocidades?
Enquanto adia sua decisão e aprende novas habilidades, Eragon vai descobrir que há muitos segredos escondidos na história do seu país e que muitos o envolvem.

Há anos eu queria ler Eragon, desde que havia visto o filme, mas sempre adiava. Agora que eu finalmente li, percebi tudo que tava perdendo.

A história se passa em um cenário como o da Idade Média. Mas rico de magia, seres e lugares surpreendentes.

A história, embora seja narrada em terceira pessoa, segue o ponto de vista de Eragon, já que ele, claramente, é o personagem principal.

Eragon é um rapaz em certos lados inocente, mas em outros sagaz. Gostei muito de sua construção, pois tem defeitos, qualidades e como todo herói, coragem e caráter. Percebe-se também seu amadurecimento no decorrer do livro.

Outro personagem apaixonante é Saphira, o "dragão de Eragon". Coloco entre aspas, porque apesar da ligação que ela tem com Eragon, é independente, tem personalidade e um ótimo senso de humor.

No decorrer da história, irão aparecer muitos personagens, alguns marcantes outros nem tanto, mas todos com algum papel. E apesar de serem muitos, você não esquece de nenhum (pelo menos eu não esqueci, e olha que eu tenho uma péssima memória pra nomes).

A escrita é simples e clara, sem ser detalhista. A história é bem construída e envolvente.

O escritor, Christopher Paolini, soube levantar perguntas, dar respostas e no fim, eu ainda tava curiosa, porque outras perguntas tinham surgido! Mas ele conseguiu inseri-las sem deixar a história repetitiva e nem me deixar chateada, por elas surgirem de forma natural.

Por fim, só posso dizer que quem gosta de livros de aventura, com heróis, seres mágicos e mocinhas sem nada de inocentes, não pode perder Eragon.

Comentários

  1. Ai esse livro é tão perfeito <3 você deve ter estranhado um pouco né? O filme cortou MUITA coisa, MUITOS personagens... O livro é bem mais rico!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala Amanda! Gostei muito do livro, foi uma surpresa e uma surpresa muito boa, rsrs.
      Fico feliz que também tenha gostado do livro.
      Beijos, Keila Ladeia.

      Excluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui