7 de jan de 2014

Resenha: A Gramática do Amor - Rocío Carmona - Rafa

Título: A Gramática do Amor;
Autor (a): Rocío Carmona;
Páginas: 264;
Editora: Rocco, Jovens Leitores;

Romance de estreia da editora Rocío Carmona, que é também vocalista de uma banda indie de Barcelona, A gramática do amor é um convite à intertextualidade. O livro, que conquistou público e crítica na Espanha, vem ganhando traduções em diversos países ao contar a história de Irene, uma menina que vive sua primeira desilusão amorosa e que encontra em clássicos como García Márquez, Tolstói, Jane Austen e Murakami o entendimento para as suas emoções e a força para escrever a sua própria “gramática do amor”. Um comovente romance juvenil sobre a descoberta do amor, relacionamentos e o poder da literatura.



Uma história com algumas reviravoltas, muitos ensinamentos e grandes personagens. A escritora é Rocío Caramona ela é uma escritora espanhola pouco conhecida no Brasil. Mas com esse livro ela me conquistou.

A obra gira em torno de Irene uma nativa de Barcelona que vai viver em uma pequena cidade na Inglaterra, ela como muitos aqui na "vida real", sofreu um desilusão amorosa logo com seu primeiro amor. Rocío descreve os sentimentos de Irene como se fossem palpáveis. Depois desse acontecimento inicial, seu professor - Peter - a convoca para aulas de Gramática do Amor. Ou seja, através de LIVROS ele vai mostra-la vários tipos de amor, os com finais felizes ou longe da felicidade. Alguns dos livros citados são bem conhecidos, a maioria clássicos. Sem contar minhas duas escritoras preferidas de romance Jane Austen e Charlotte Brontë.

"Correr estava virando sua vitamina diária, um espaço só seu, onde se sentia livre e leve"

Outra arte que Irene descobre em sua vida, é a de correr. Quando está com sentimentos a flor da pele, ela corre como ninguém. Em busca de deixa-los para trás e se sentir bem. Ai ela conhece Marcelo, outro estudante que adora competir e que também sofreu com desilusões amorosas, junto com ele, Irene começa a treinar para a maratona que ocorrerá, então quem sabe os dois não possam curar as feridas do passado juntos? 

Bem, mas a escritora não séria tão elogiada, se as coisas se resolvessem tão fáceis assim na obra, não é verdade?
"Ele a segurava com firmeza, mas delicadamente, como se ela fosse um objeto valioso."

Meu personagem favorito, como toda a certeza, é o Peter. É um romântico imprevisível, também sofreu do mal do amor e agora ajuda sua aluna a se recuperar de seu primeiro, além disso tem um gosto musical sem igual: Ele é fã de jazz e grande fã do musicista Louis Amstrong (de quem eu também sou fã). Peter me encanto como nenhum outro personagem.

Falando ainda em relação aos personagens, todos eles foram bem construídos, e tem um papel essencial na obra. A história é narrada em terceira pessoa, o que nós dá uma visão mais ampla dos acontecimentos. Rocío Carmona conseguiu me conquistar com essa obra, linda e com grandes significados e ainda recheada com um pouco de drama e humor.

Em relação a capa, só tenho elogios, ela é MARAVILHOSA, simples e bem trabalhada. Foi de verdade o que me chamou atenção, antes mesmo da história.

8 comentários:

  1. Olha, eu não conheço a autora, mas adorei o nome do livro e a descrição que vc fez dos personagens! Como professora talvez eu adore esse Peter! rsrsrs

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou, acho a profissão a mais importante que existe, parabéns pela escolha =)

      Excluir
  2. "Romantico imprevisivel"? Pelo visto esse Peter será meu favorito também! Eu adoro a capa, e planejo ler.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk que bom que gostou, é ótimo *---*

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, mas devo confessar que também amei a capa! Muito, muito e muito linda (:
    A resenha ficou ótima, viu?
    Dica anotada!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amore!! A capa nos pega de jeito né kkkk

      Excluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen