13 de dez de 2013

Resenha: O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito - Bell

Quero primeiramente agradecer ao Marcelo, nosso autor parceiro, por me proporcionar essa deliciosa leitura.  Um pequeno livro, mas de muito conteúdo. 


Título: O Mago de Camelot;
Autor: Marcelo Hipolito;
Páginas: 151;
Editora: Novo Século.

De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grande reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente suprime do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã- abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões -, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A Saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em um aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.

Recontar um clássico como a história de Artur não é para qualquer um. Coragem que o autor Marcelo Hipólito teve, e na minha opinião, que bom que teve essa coragem. Apesar do pequeno livro de 151 páginas, não se engane, o que não falta ali é história. 

O leitor é levado a reviver uma Britania do século III. Em meio a guerras, conquistas e traições de onde menos se espera. A história começa com Constantino e seus filhos Aurelius e Uther tentando conter uma invasão saxônica. 

Uther é o tipico guerreiro que tem sede de vitórias em campos de batalha. Vitórias, que alias, são sempre comemoradas com muita bebida e mulheres. Desde sua aparição, vemos que para Uther tudo se resolve na base da briga, deixando muitas vezes de lado a sabedoria dos estrategistas de guerra. 

Quando finalmente poderia haver paz, a sensatez de Uther some dando espaço apenas a sua lascívia descontrolada, cobiçando a mulher de um de seus aliados. Com a ajuda de Merlin, ele finalmente consegue a mulher que tanto deseja. Mas o mago tem seu preço. 

O foco do livro está principalmente em Merlin. Mas não se atem apenas a ele, nos levando a conhecer os pontos de vista de outros personagens. Merlin é apresentada ainda criança, conhecemos a infância sofrida de Merlin e como ele conheceu Blaise, o druída que viria ser o seu mestre. 

Os druidas conseguiam vislumbrar o futuro através de sacrifícios a Natureza. Sacrificavam animais e até mesmo humanos dependendo da força e do poder que se precisava para a magia.Percebemos que eles agem por seus próprios interesses, e também ao que julgam ser a vontade da Natureza. Mesmo que a vontade da Natureza custe um destino ruim a eles. 

Todos temiam o poder dos druídas, até mesmos os reis que sempre respeitavam seus conselhos e acreditavam no poder de suas revelações sobre o futuro. Outra coisa que gostei foi a magia de Avalon e o poder que emana de cada pedaço e cada grão de areia. 

Desde o começo já notamos a capacidade do autor de criar bons personagens e de personalidades bem definidas. Destaque para Blaise, Merlin, Uther e Morgana, que foram de longe meus favoritos. 

A escrita de Hipólito é fluida e com um bom ritmo. Acredito que o único defeito foi o livro ser tão curto. Leria 500 páginas da escrita do autor sem nenhum esforço. Acredito que por ter Merlin como foco, algumas passagens e lutas foram apenas narradas resumidamente. Sendo o livro mais narrativo do que com diálogos, mas sem deixar a complexidade dos fatos de lado.

Uma leitura agradável e que merece atenção, principalmente dos fãs de Artur e de romances históricos.

Leitura mais que recomendada.

Beijos,
Bell

Um comentário:

  1. Ah adorei ler sua resenha, estava com medo do numero reduzido de páginas fazer o livro ser muito apressado e mal desenvolvido, mas já vi que não é assim!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen