Resenha: Coração de Tinta - Mundo de Tinta #1 - Cornelia Funke

Título: Coração de Tinta;
Série: Munda de Tinta #1;
Autor (a): Cornelia Funke;
Editora: Cia das Letras;
Páginas: 456;

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência, não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Quando lemos um livro, as vezes sentimos aquele desejo de a história se tornar realidade ou de realmente entrarmos nela. Para Mortimer, ou simplesmente Mo, este não é um sonho, mas um pesadelo que se tornou real. Pois tudo que ele lê em voz alta pode virar realidade, ou melhor, os personagens da história podem vir para o nosso mundo.

Tudo começa quando Mo estava em uma sala com sua esposa e sua filha Meggie, nessa época ainda um bebê, e lia para elas em voz alta um livro chamado "Coração de Tinta". Quando o pior acontece. Sua esposa some e em seu lugar aparece Capricórnio, o vilão de "Coração de Tinta", acompanhado de um capanga e de um rapaz, com um estranho animal de estimação. Após o susto inicial, Capricórnio e os demais somem, mas Mo não pode mais levar uma vida comum, porque perdeu sua esposa e tinha a sensação de que um dia Capricórnio vai voltar para buscá-lo...

A história começa cerca de dez anos depois do ocorrido, narrada do ponto de vista de Meggie. E ela não entende do porque viverem se mudando ou do porque o pai nunca lê para ela, embora ela seja apaixonada pelos livros e o pai a incentive. Fica ainda mais confusa com a chegada de um inesperado visitante com uma cicatriz marcando o rosto...

Na primeira vez que peguei "Coração de Tinta" para eu ler, fiquei encantada com os trechos de alguns livros que a autora coloca no começo de cada capítulo. Mas mais ainda pela história. Era uma ideia diferente, onde a fantasia vira realidade e mais nada parece impossível. Onde é demonstrado o tamanho do poder das palavras.

A história conta as descobertas de Meggie sobre o seu passado e sobre esse novo mundo de fantasia, levando-nos para lugares incríveis, e nos apresentando personagens diferentes, intrigantes e até mesmo reais. O livro tem um profundidade tão grande que chega a ser difícil falar sobre ele sem ficar com a sensação de estar sendo superficial, mas acho que essa é a intenção da escritora, porque quando você termina o livro, fica com a sensação de ter entrado mesmo na história e de que quando virasse um página fosse se encontrar ali dentro.

Meu personagem preferido é Dedo Empoeirado, o rapaz que Mo tirou do livro junto com Capricórnio. E embora as vezes ele aja como, perdão pela palavra, um imbecil, eu gosto dele, talvez pela forma que ele tenta esconder seus sentimentos, mas no fim se rende a eles, e claro, quem não se encanta por seu bichinho de estimação?

Cornelia Funke, com sua escrita suave e, talvez não simples, mas profunda, onde cada palavra importa, onde se você se distrair será levado pela correnteza e ficará perdido, consegue nos envolver em seu livro e nos levar para um mundo totalmente novo.

Não é um livro que mereça cinco estrelas ou um dez. É aquele tipo de história incomparável.

Comentários

  1. Eu quero muito ler esse livro.
    É uma das séries mais "antigas" que eu desejo e muito rsrs.
    Ainda não tive a oportunidade de comprar mas pretendo, talvez ano que vem xD

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br
    PS: Tem vários sorteios legais no blog =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é daqueles que conquistam a gente de cara. Deixa a gente curiosa, e com uma grande vontade de chegar logo no final. Espero que goste da história.
      Beijos, Keila Ladeia.

      Excluir
  2. Como tenho vontade de ler esse livro! A sinopse me conquistou de cara, imagina você ser capaz de dar vida aos personagens dos livros? NOSSA! E só escuto elogios, então... Tá no topo da minha lista de desejados!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito bom. Merece os elogios que recebem, e olha que ainda é capaz de surpreender. Espero que goste.
      Beijos e boas leituras, Keila Ladeia.

      Excluir
  3. Vi o filme. Achei bom.
    Feliz natal pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Para você também. O filme é mesmo muito bom. Nele algumas cenas passam uma sensação muito real, rsrs.
      Beijos, Keila Ladeia.

      Excluir
  4. Eu já tinha visto esse livro, porém não tinha lido nenhuma resenha ainda.
    Simplesmente acho que é o tipo de livro que vai me conquistar, o tipo de livro que gosto de ler.
    Parabéns pela resenha.
    beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline! Fico feliz que tenha gostado da resenha. O livro é muito bom, vale a pena ler.
      Beijos, Keila Ladeia.

      Excluir
  5. Olá, sou louca para ler este livro para ser tudo de bom... um dia irei ler!

    Beijos http://enaspaginasdeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Espero que goste, o livro é muito bom.
      Beijos, Keila Ladeia.

      Excluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui