Resenha: Quase Acaso - André Tressoldi - Gui

Olá leitores do blog! Como estão vocês? Pois bem, hoje eu trago a resenha do livro Quase Acaso, do escritor André Tressoldi.
Título: Quase Acaso;
Autor: André Tressoldi;
Editora: Novo Século;
Páginas: 168;


"Depois de tentar a vida na cidade grande, Reinaldo, de origem simples, volta para o interior e resolve cursar uma faculdade. Lá, apaixona-se por Vânia, uma garota misteriosa que arrebata por completo o coração do rapaz. Mas entre os segredos da garota está o fato de ela já ter um namorado. Desiludido, Reinaldo resolve desistir desse amor. Com o passar dos anos, torna-se um renomado Doutor em Educação, dedicando-se a ministrar palestras pelo mundo. Porém, o tempo e as transformações não foram suficientes para que se esquecesse de Vânia. O destino, no entanto, pode mudar a seu favor com a presença do mafioso Giuseppe Fiorentini, que possui um inusitado plano para ajudar o amigo. Quase Acaso é uma narrativa imprevisível e apresenta reflexões sobre como as escolhas, as surpresas e a sorte são determinantes para a trajetória de cada um."
Reinaldo Fiorentini é um rapaz brasileiro de família pobre, seus pais não tiveram instrução e não incentivavam o único filho a seguir o caminhos dos estudos. Só com muito esforço e dedicação, Reinaldo conseguiu mudar sua situação financeira e social e se tornar um respeitado doutor; só que, nesse processo, ele acabou por conhecer Vânia, uma estudante de biologia por quem ele se apaixona de repente e com quem ele deseja passar o resto de sua vida, mas as coisas nem sempre são como queremos...

Giuseppe Fiorentini é um rapaz italiano de família rica que, aos dezoito anos, se viu obrigado por seus pai a participar efetivamente dos negócios da família, uma das máfias mais perigosas e temidas da Itália, mesmo contra sua vontade. Talvez fazer parte dos negócios da família não seja tão difícil como ele pensa, ou será que não vale a pena?

Esses dois homens nada tem em comum além do sobrenome e partes dos seus códigos genéticos, são os principais personagens de uma história em que as coisas nem sempre são o que parecem e que, as vezes, o acaso não existe...

Pois bem, no post que eu fiz apresentando a parceira (post da parceria) eu não dei muito detalhes sobre a obra, mas aqui vamos nós.

Após conhecer Vânia, Reinaldo acha que finalmente encontrou a mulher de sua vida, mas um segredo guardado pela moça faz com que seus caminhos tomem rumos diferentes. Desiludido, ele resolve seguir em frente com sua vida, mas no fundo sabe que jamais irá esquecê-la.

O acaso (ou não, rs) acaba por revelar a Reinaldo que ele tem um primo na Itália chamado Giuseppe, de quem ele nunca tinha ouvido falar, mas que o convida para um grande jantar; então, acompanhado de seus pais, Reinaldo parte em busca de novos conhecimentos sobre o passado de sua família e quem sabe um novo caminho para trilhar.

Em pouco tempo, uma amizade entre os dois acaba crescendo e, Giuseppe, comovido com a história do primo, arquiteta um plano para aproximá-lo novamente de Vânia. Mas será que as coisas serão tão simples assim?

É óbvio que o grande foco do livro é o relacionamento entre Reinaldo e Vânia.

O livro em questão não faz o meu gênero de leitura, mas eu resolvi tentar. Em certos momentos parece que o autor joga situações como elas tivessem surgido no ar do nada. Mas a ideia do enredo é bem interessante.

Espero que tenham gostado.
Paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui