15 de out de 2013

Resenha: A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan - Keu

Título: A Pirâmide Vermelha;
Série: As Crônicas dos Kane #1;
Autor (a): Rick Riordan;
Páginas: 445;
Editora: Intrínseca;

"Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Enquanto Sadie viveu com os avós, em Londres, seu irmão viajava pelo mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Julius Kane. Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos juntos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera para acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-lo ao esquecimento e forças das crianças a fugir para salvar suas vidas. Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós."

Imagine que o mundo egípcio não tenha acabado. Que seus deuses e sua cultura ainda estão bem vivos. E quando falo de cultura, não me refiro apenas as relíquias, mas a magia que marcou esse povo. Pois bem, para Carter e para Sadie ela não acabou.

Eles são descendentes da Casa da Vida, um grupos de magos que participaram efetivamente da cultura egípcia e que ainda mantém essa cultura bastante viva nos dias de hoje.

"— Os antigos egípcios não eram tolos, Carter. Eles construíram as pirâmides. Criaram o primeiro grande Estado Nacional. Essa civilização durou milhares de anos.
— Sim. E agora eles não existem mais.
Amós balançou a cabeça.
— Um legado tão poderoso não desaparece. Comparados aos egípcios, gregos e romanos eram bebês. Nossas nações modernas, como a Inglaterra e os Estados Unidos? Um piscar de olhos. O mais antigo pilar das civilizações, pelo menos da civilização ocidental, é o Egito. Veja a pirâmide na nota de um dólar. Veja o Monumento a Washington: o maior obelisco egípcio do mundo. O Egito ainda está bem vivo. E, infelizmente, também estão vivos seus deuses."

E agora eles tem uma longa missão pela frente, pois o destino da América está em suas mãos.

Após todas as aventuras vividas em "Percy Jackson e os Olimpianos", onde descobrimos a mitologia grega, em "As Crônicas dos Kane", Rick Riordan nos apresenta a mitologia egípcia.

Os deuses com cabeça de animais, a complexa escrita hieroglífica, suas pirâmides, esfinges, e demais artefatos de sua arquitetura. Todo esse mundo está presente em seus livros e muito mais.

O livro é narrado alternadamente por Carter e por Sadie, como a transcrição de uma gravação em áudio. Por isso, muitas vezes aparecem entre cochetes ( [] ), alguns comentários de fundo que dão uma ótima percepção da convivência entre os irmãos.

Carter é um rapaz de 14 anos descrito por Sadie como extremamente "nerd" e "quadrado", mas tirando a ironia da irmã podemos perceber que ele é inteligente, corajoso e de uma personalidade confiante, honesta e íntegra.

Já Sadie é muitas vezes descrita por Carter como irritante e impulsiva, mas ela é também corajosa, inteligente e, ironicamente, correta. O que tenho certeza que ela não receberia como um elogio.

Mas podemos perceber duas facetas dos irmãos, que, embora, sejam aparentemente diferentes, são iguais em essência.

No primeiro livro da série, "A Pirâmide Vermelha", Carter e Sadie viviam separados, ele viajava pelo mundo com o pai, Julios Kane, famoso egiptólogo (pelo menos, acho que é esse o nome), e ela vivia com os avós em Londres, desde os seis anos quando sua mãe morreu, e ela vê seu pai e seu irmão apenas na véspera do natal. E é em uma dessas visitas que a história começa. Seu pai leva os dois até o Museu Britânico com a promessa de que faria "Tudo ficar bem outra vez".

Lá eles presenciam uma explosão, a libertação de um deus do mal e o início de uma longa jornada.

O livro é repleto do bom-humor característico de Riordan, além de cenários incríveis, pois o livro passa por alguns dos mais belos monumentos do mundo.

Seus personagens são cativantes e únicos. Sua época é o mundo moderno.

Com todas essas características, esse livro merece as cinco estrelas, pois quando você menos espera a história vai lhe surpreender.

8 comentários:

  1. A princípio eu não achei As Crônicas dos Kane algo que merecesse tanto destaque, mas quando terminei eu me vi apaixonada pelas personagens e pelo enredo. Sem contar que acho muito legal a interferência que a Sadie faz na "gravação" do Carter de vez em quando.

    Adorei a resenha!
    Beijos,
    Elieny Brandão.
    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente as interferências de Sadie são muito engraçadas e marcantes (sem sombra de dúvida). Rsrs.
      Beijos querida, Keila.

      Excluir
  2. Oi Keila! :)
    Acredita que nunca li um livro do Riordan? Ok, shame on me! Mas é algo que eu pretendo mudar pra ONTEM, de verdade.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luara,
      Não nego que fiquei um pouco surpresa, mas tem muita gente que nunca leu. Mas as histórias são muito boas. Rick Riordan tem um jeito único de escrever, tenho certeza que você vai dar boas risadas. Espero que goste do livro.
      Beijos, Keila.

      Excluir
  3. Ah eu já li toda a trilogia, amo demais! Rick é um dos meus autores favoritos, duvido que um dia eu desgoste de um livro dele! Amo demaaais a Sadie, morro de rir com ela!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sadie é muito engraçada, e também gosto muito da trilogia e do autor. Rick Riordan é um excelente escritor. Fico muito feliz que tenha gostado do livro.
      Beijos, Keila Ladeia.

      Excluir
  4. Quero muito ler essa trilogia. Já li Percy Jackson e amei!!!

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percy Jackson é realmente ótimo. Mas acredito que vá gostar das Crônicas dos Kane, é uma ótima trilogia.
      Beijos, Keila.

      Excluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen