Resenha: Eu Sou a Lenda - Richard Matheson - Bell


Título: Eu Sou a Lenda;
Autor: Richard Matherson;
Editora: Novo Século;
Páginas: 295;
Nota: 5/5

"Robert Nevile é o último homem vivo sobre a Terra... mas ele não está sozinho. Cada homem, mulher ou criança na Terra se tornou um vampiro, e todos estão famintos pelo sangue de Neville. De dia, ele é o caçador, caçando os não mortos adormecidos através das ruínas abandonadas da civilização. À noite, se entrincheira em sua casa e reza pela madrugada. Quanto um homem pode sobreviver em um mundo de vampiros?"






Este é o livro que deu origem ao filme Eu Sou a Lenda, inclusive a Editora Novo Século aproveitou o lançamento do filme para relançar uma nova edição com a capa do filme. 

Primeiramente tenho que confessar que não vi o filme, mas em todas as resenhas que li a dica é a mesma: Esqueça o filme e aproveite a leitura sem muitas comparações. Obviamente que para os leitores compulsivos é quase impossível não fazer comparações e entrar na eterna rixa Livro x Filme. Sem mais delongas, vamos ao que interessa, a resenha.

A história se passa em 1967 em um cenário apocalíptico. Robert Neville é o único sobrevivente de uma praga que devastou a humanidade transformando-os em vampiros.

Durante o dia ele é um caçador de vampiros, matando-os enquanto ainda estão adormecidos. Porém a noite, a história se inverte e Neville é que vira a caça.Todas as noites ele é atormentado pelos vampiros, que sedentos pelo seu sangue, o provocam para que ele saia da casa.

Para Neville a pior luta que ele enfrenta não é com os vampiros, mas sim, com seu próprio psicológico. A solidão e a depressão quase o levam a loucura. Para ele, não ter esperanças é menos devastador do que possui-las. É preferível aceitar o fato de que ele está sozinho e que não existe mais ninguém, mas não sem procurar as respostas. Mais importante do que sobreviver é encontrar motivos para prosseguir.

Por não acreditar em superstições e nem no sobrenatural, Robert começa a procurar bases científicas que justifiquem os Vampiros e suas aversões ao sol, ao alho e as cruzes. Essa busca é uma parte muito interessante do livro.

Richard Matheson utiliza Flashbacks para ir contando partes importantes da história de Robert. A Narrativa é intensa e envolvente e o leitor realmente sente a tensão e os sentimentos de Neville.

O autor soube conduzir a historia de forma genial. No final ele explica o porquê do titulo de um jeito incrível que superou todas as minhas expectativas.

É um livro curto e que vale a pena a leitura.

Comentários

  1. Hey!

    Olha, eu já ouvi falar muito do filme, mas não tanto do livro. Na verdade, acho que essa é a primeira resenha que leio dele. Seu entusiasmo é contagiante, mas eu não curti o filme, então não planejo ler...

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Filme é bem conhecido, já o livro são poucas as pessoas que conhecem. Eu gostei bastante, mas vai do seu gosto literário também. :) Beijos

      Excluir
  2. Oi :)
    Ainda não li o livro, mas já vi o filme e achei emocionante, não me surpreende que o livro seja realmente bom.
    Seguindo seu blog, lindo aqui :)

    Rafa Melody
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa! Obrigada por seguir o blog! Beijos!

      Excluir
  3. Olá.
    Nossa que legal,não li o livro mas já vi o filme e adorei.
    Posso assistir quantas vezes for que gosto,porém que na primeira vez que assisti eu chorei na hora do cachorro...
    Amei sua resenha.

    Beijos
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Essa parte é triste. :( dei uma parada na leitura até. Um Minuto de silencio né?! rsrs
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi! ^^
    Já vi o filme, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro.
    Fiquei com vontade de fazer isso. Eu gosto de ler livros de filmes que eu já vi e depois comprar. Até hoje quase todos os livros superaram os filmes. Menos "Coraline". Sou muito fã daquela animação. Não resisto!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh o Leitores tem sempre essa mania de comparar, rsrs. Sempre faço isso. E são poucos os filmes que superou o livro. Já Coraline, eu também adoro a animação, mas ainda não li o livro. Mas está na minha lista de leituras. Beijos.

      Excluir
  5. Nunca parei pra ver o filme todo, mas pelo pouco q jah vi dele achei super legal. Jah tinha visto o livro mas nao sabia se ele era inspirado no filme ou o contrario. Melhor saber q eh o contrario rs XD Coisasdebelaa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui