Resenha: O Livro dos três - Lloyd Alexander - Bell

Título: O Livro dos Três;
Série: As Aventuras de Prydain #1;
Autor: Lloyd Alexander;
Editora: Objetiva;
Páginas: 227,       Nota: 3,5/5;
"O Livro dos Três conta a história de Taran, um jovem que vive em Caer Dallber, um dos vilarejos de Prydain. Ele não se conforma em passar seus dias fazendo ferraduras numa terra em que sequer há cavalos. Seu desejo é fabricar espadas e aventurar-se mundo afora em atos heróicos, defendendo sua terra e sua gente dos inimigos. O sábio Dallben, senhor de Caer Dallben, alerta o jovem que tudo acontece no tempo certo e muitas vezes lê para Taran trechos do Livro dos Três, que, acreditava o garoto, continha em suas páginas tudo o que qualquer pessoa poderia querer saber sobre o passado, o futuro e o futuro."

O Livro dos Três é o primeiro livro da série As Aventuras de Prydain. Lloyd Alexander se inspirou nas lendas do Pais de Gales para escrever essa série, o que é possível reparar nos nomes estranhos dos personagens.

É um livro curto e tem uma narrativa bem fluida e objetiva. A história tem uma dinâmica bem envolvente e quando você vê já está acabando o livro. Há sempre alguma coisa acontecendo e são poucos os momentos de calmaria.

Logo no inicio conhecemos Taran, um jovem que vive na tranqüila Caer Dallben, um vilarejo de Prydain. Ele trabalha no campo como um Porqueiro assistente e seu principal trabalho é Cuidar de Hen Wen, uma porca com poderes mágicos. Mas o sonho de Taran é ser um herói e viver aventuras como nas histórias do Livro dos Três.

A aventura começa quando Hen Wen foge apavorada, e Taran sai a sua procura. Durante sua jornada ele conhece Gwydian, um grande herói das histórias que ele sempre ouvia desde pequeno. É durante essa jornada que Taran conhece os reais perigos que Prydain corre.

Arawn, o Senhor das Trevas, quer ter o domínio de toda Prydain, e sua primeira investida é através do terrível o Rei Cornudo. Ele é conhecido por esse nome porque usa uma mascara feita por um crânio com longos chifres. O que era pra ser apenas um resgate de Hen Wen acaba se tornando uma aventura perigosa para salvar Prydain das forças do Mal.

Outros personagens que aparecem na trama e que vale destacar são: Fflewddur Fflam, um bardo e também um guerreiro corajoso; Eilonwy uma jovem inteligente e tagarela, a minha favorita alias; Gurgi uma criatura meio homem meio fera, inocente e algumas vezes irritante mas que tem uma grande importância na história e por fim, Doli, o anão mal humorado mas muito habilidoso. Cada personagem tem seu brilho próprio e suas características bem peculiares, de um jeito que você não os esquece.

Lloyd Alexander acertou no desenvolvimento dos personagens. Mesmo Taran sendo extremamente impulsivo, cometendo erros e ignorando conselhos, alias alguns erros se tornam acertos, você percebe que ele começa a amadurecer.

O desfecho, foi o que decepcionou um pouco. No clímax da luta, o momento super esperado, acaba de forma rápida, e com o clichê do protagonista acordando dias depois com os outros contando o que aconteceu. Acho que faltou um pouco mais de detalhes no final mas ainda tem outros 4 livros que prometem muito pra essa série.

Apesar desses detalhes é um bom livro e eu leria novamente.
Beijos,
Bell

Comentários

  1. Hey!

    Otima resenha como sempre, nunca tinha escutado falar da serie e acho que nem do autor, mas eu curti a premissa. Me desanima um pouco o que voce disse sobre o final, mas vou arriscar a leitura de qualquer forma.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh mas Vale a pena sim. Eu Estou terminando de ler a série e valeu muito a pena prosseguir :)
      Beijoos,
      Bell

      Excluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui