23 de set de 2013

Resenha: O caldeirão Negro - Lloyd Alexander - Bell

Título : O Caldeirão Negro;
Série: As Aventuras de Prydain #2;

Editora: Objetiva;
Páginas: 232;

Nota: 5/5;

Reina paz em Caer Dallben, e Taran, o nosso jovem herói, está de volta a sua rotina de porqueiro-assistente. No entanto, o mal ainda ronda as terras de Prydain. Um caldeirão mágico se apossa dos corpos dos soldados mortos em batalha e os transformam em guerreiros imortais para servir o abominável exército de Arawn que cresce assustadoramente. Taran Reúne mais uma vez seus companheiros e se oferece para viajar ate a fortaleza de Arawn para ajudar a destruir o medonho caldeirão, unica forma de derrotar os inimigos. Eles precisarão colocar à prova sua coragem ao viajar pelos Pântanos de Morva, enfrentar as feiticeiras Orddu, Orwen e Orgoch e encontrar o caldeirão negro. Nesse novo desafio, Taran terá a oportunidade de se provar um autêntico guerreiro e descobrirá o verdadeiro significado das palavras sacrifício e bravura.

Neste segundo volume de As aventuras de Prydain, Taran tem uma nova missão, irá participar de uma grande emboscada para o Terrivel Rei de Anuvinn.



O príncipe Gwydion convoca muitos guerreiros e chefes de cantreves para ajudá-lo. Taran faz parte de um grupo formado por Adaon, um grande sábio, Fflewddur Fflam, o bardo mentiroso e o Príncipe Ellidyr. Eilonwy e Gurgi também participam, mesmo não tendo sido convidados, eles não ficam de fora.

Aliás, Taran e Ellidyr, desde o começo, não se dão bem. E as diversas intrigas entre os dois é o que torna essa aventura mais perigosa para Taran. O Príncipe Ellidyr menospreza Taran por ele ser um Porqueiro Assistente, ou, um Menino Porcariço como ele o chama. 

O roubo do caldeirão não sai como o planejado, e o grupo de Taran é perseguido pelos terríveis guerreiros de Arawn. O caldeirão está perdido e eles vão procurar nos Pantanos de Morva, lugar onde ninguém ousa entrar. Taran e Ellidyr tentam provar o seu valor e começa uma louca concorrência para ver quem irá encontrar o Caldeirão Primeiro.



Ellidyr é simplesmente um personagem odioso. Ele é egoísta e não se importa em como suas atitudes podem afetar as pessoas, desde que no final ele saia com a fama e a glória. É claro que até o final da trama, eles precisam rever esses conceitos pelo bem de todos.


A narrativa é bem leve e cativante, você nem percebe o avançar das páginas e facilmente se envolve na trama. O autor consegue dar aos personagens características únicas e marcantes. Inclusive este livro inspirou a animação da Disney "O Caldeirão Mágico".

Eu assisti quando era criança e lembro que gostei bastante. Alguém lembra dessa animação?!

Espero que tenham gostado. ;)
Beijos, 
Bell.

5 comentários:

  1. Ok, eu vi ali em cima que é o segundo de uma série, já parei por lá! Se não tiver spoilers me avise que eu volto pra ler!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler tranquila que não contem spoilers do primeiro livro. Apesar de ser uma continuação cada livro tem começo meio e fim. Beijos

      Excluir
  2. Olá! Como vai?
    Socorro! Como assim existe o livro ao qual o filme "O Caldeirão Mágico" fora inspirado? Não sabia disso.
    Bem, como é uma continuação, AMEI o fato de você não ter dado spoilers, por isso e por ter dado informações, é uma ótima resenha. Acho que personagens marcantes são importantes, já que é possível diferenciá-los apenas por serem quem são, e não por nomes.
    Gostei de saber da existência desses livros.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol!
      Eu só descobri sobre a animação quando já estava lendo o livro. Uma surpresa muito agradável, afinal, lembro de quando era criança e vi esse filme e realmente gostei bastante. O bom é que com os livros, além de matar a saudade do filme, ainda dá pra conhecer muitas outras aventuras. Se puder leia sim o livro, pois tem diferenças entre o livro e o filme e a leitura é muito divertida.

      Beijos,
      Bell

      Excluir
  3. Olá Bell!Bom não sou muito fan de livros juvenis,são poucos que me conquistam.Mas lendo sua resenha eu me encantei pelo livro pelo motivo dele ser uma ótima leitura para meus livros.Eu sei que se eu ler para eles se encantaram com a historia.

    Ótima resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen