9 de set de 2013

Resenha: Herdeiro da Névoa - Laryssa

Olá pessoas! Desculpe pela resenha de hoje não ser lá essas coisa de bem escrita, mas espero que gostem, pois o livro é extremamente interessante, apesar de pecar no desenvolvimento.

Título: Herdeiro da Névoa;
Autor (a): Raquel Pagno;
Editora: Chiado;
Páginas: 254,                      Nota: 3/5

Inácio Vaz mal podia acreditar no sonho que se realizava. Acabara de chegar à Paris com algumas moedas no bolso e a grande vontade de se tornar advogado. Depois de ser surpreendido pela beleza de Chloé Champoudry, enquanto esperava pela entrevista que lhe garantiria a bolsa de estudos na Sorbonne, e encantado pela garota dos cabelos de fogo, trocara equivocadamente Direito por Artes, para poder estar em sua companhia. [...] Preso em um leque de mentiras e suspense, Inácio trava uma luta com sua própria consciência, enquanto apaixonado, procura pela garota que lhe roubara o coração. 


"Herdeiro da Névoa", de Raquel Pagno, em realidade remete ao nome apenas no contexto de poeta, pois sua história é bem mais profunda, contada de maneira exemplar, porém, infelizmente breve.

A narrativa da Raquel é incrível, permite que entremos no mundo que criou e possamos digerir os detalhes. De maneira opor vezes direta e outras poética, garante que não percamos detalhes do mistério do enredo.

E dito isso, aconselho a todos não lerem a sinopse, caso ainda não o tenham feito. Sinto que a emoção teria sido bem maior se eu já não tivesse ideia dos motivos de confusões acontecidas nos primeiros capítulos.

O mais estranho é que em livros narrados em primeira pessoa, temos a tendência a criar laços e entender a personagem principal. Nem preciso comentar, já pelo tom da frase anterior, que com "Herdeiro da Névoa" não foi assim.

Inácio, ou como ele vem a ser chamado durante o livro, não é cativante e sim dramático. É possível sentir sua angustia e ver quando realmente se esforça a pensar, porém, sua disposição para enganos e acreditar em quem quer, fez dele um ser irritante.

O que remete aos outros. Não sei se fui apenas eu, mas ao fim do livro, senti como se a autora tivesse tido a necessidade de fazer de certas personagens inocentes, quebrando certo encanto da trama. Ou talvez isso seja coisa da minha cabeça e eu sim, fui enfeitiçada pelos demais.

O real problema que cercou o livro foi à falta de desenvolvimento, ou melhor, dizendo, a rapidez dele. Com a escrita que a autora tem e a quantidade de "pano para manga", o livro poderia ser bem maior, com mais aprofundamento nos sentimentos dos personagens e acima de tudo, poderia ter desenvolvido mais as razões e até mesmo ações conseguintes da trama.

O caso é que o enredo, o qual não vou resumir, é fascinante por um lado e confuso por outro. Voltando ao fato do livro ser narrado por François (quem leu entenderá a contrariedade de minhas afirmações), algumas coisas acontecem e ficam embaralhadas aos nossos olhos após alguns dizeres, porém, misteriosamente, a personagem não parece achar estranho dormir com alguém e depois descobrir que ela morreu.

Claro que como todo bom livro, quebramos a cara no decorrer e fim, pois como muitos outros, ele lança pistas falsas e nos permite ter conclusões precipitadas, para depois ficarmos de queixo caído perante toda a reviravolta.

E é aí que se encontra o ponto forte desta história. Quando acabei de lê-la, peguei-me pensando: "como diabos ela pensou nisso?". Nada é o que parece ser, e apesar e acostumados com gêneros cujas tramas envolvam pistas, ele segue um padrão que estou a chamar de mudança de foco.

Não posso explicar porque, afinal de contas isso seria spoiler do final. Apenas o que digo é que ao contrário de livros que assim se constituem, ele não decepciona e é exatamente no fator sobrenatural que ele encontrará um fim por deveras satisfatório, por mais que simples racional e real.

Recomendo "Herdeiro da Névoa"? Sim, para aqueles que estão cansados de ler livros cujos "bandidos" já se mostram para nossas acostumadas mentes desde o principio e para todos que dispensam clichês e procuram assim, algo em que se apegar.

8 comentários:

  1. Laryssa, obrigada pela resenha! Vou tentar desenvolver melhor as minhas estórias no futuro. ;)
    Bjux!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero não ter ofendido de qualquer forma! Beijos!

      Excluir
    2. Imagina Laryssa, de jeito nenhum! Você precisa ser sincera, pra mim é importante para tentar corrigir minhas falhas. ;)
      Gostei bastante da resenha! Bjux!

      Excluir
  2. Hey flor!

    Olha, o livro até parece interessante, mesmo com o lado ruim. Mas sei lá, não parece meu tipo de história... Talvez depois eu arrisque a leitura, tenho gostado muito dos nacionais que li.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda!
      Realmente, não só o tema, mas a maneira com que a autora aborda os suspenses da história, podem causar estranhamento para algumas pessoas.
      Mas leia quando tiver oportunidade, como você mesma disse, ele é bom, apesar dos pontos ruins!
      Beijos! :*

      Excluir
  3. To meio sumida, eu sei x.x rs Esse livro parece ser bem diferente, sem clichês?! Difícil encontrar originalidade hoje em dia, já inventaram de tudo! rs curti ^^ XD te indiquei em uma tag http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/2013/09/tag-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sumida é pouco dona Bela! kkkkk
      Sério pessoa, sem clichês, ao menos eu nunca li nada parecido com ele.
      Obrigada pela tag!
      Beijos :*

      Excluir
  4. Oie!! Tudo bem?
    Eu acabei de ler esse livro da Raquel! Esse pra mim foi uma maravilhosa leitura, a escrita da Raquel é linda. A história é intrigante, misteriosa e surpreendente!!
    Parabéns pela resenha! Muito bem escrita! Algumas coisas eu não concordo muito! Mas opinião é opinião!
    Vou deixar o link da minha aqui: http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/03/resenha-herdeiro-da-nevoa-raquel-pagno.html
    Vai lá e dá sua opinião! Gostaria da opinião de leitores dela, assim como os futuros também!
    Retribuo Visitas!
    Beijos
    Paulinha Juliana
    Blog Overdose Literária!

    ResponderExcluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen