Resenha: Wake - Lisa McMann - Bell

"Antes de começar a ler, achei que seria algo perto do terror, mas descobri que está mais para um livro de adolescentes, não que seja um livro chato, não disse isso, é uma história interessante. Mas o livro realmente não é o que eu esperava. Tenho que confessar que a sinopse do livro trás expectativas que não são alcançadas."

Título: Wake - Despertar;
Série: Trilogia Wake;
Autor (a): Lisa McMann;
Editora: Novo Século;
Páginas: 205;


Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... "Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare



A proposta do livro é bem interessante, uma garota que é puxada para os sonhos das pessoas que dormem ao seu redor. Não porque ela queira isso, simplesmente acontece. Então, imagine ela na escola durante aulas chatas, rsrs.

Antes de começar a ler, achei que seria algo perto do terror, mas descobri que está mais para um livro de adolescentes, não que seja um livro chato, não disse isso, é uma história interessante. Mas o livro realmente não é o que eu esperava. Tenho que confessar que a sinopse do livro trás expectativas que não são alcançadas.

Quando você lê:
“ Mas de repente, Janie fica presa em um pesadelo horrível, que lhe causa imenso terror. Pela primeira vez, ela é mais que uma espectadora. Janie se torna uma participante...”

você logo pensa que verá terríveis pesadelos e que ela realmente fica presa em um pesadelo tendo que lutar por sua vida e blábláblá #sóquenão. Na verdade está mais para um suspense/romance.

A narrativa é em terceira pessoa do presente. É uma narrativa bem fluida, eu li o livro em dois dias. Realmente prende a sua atenção e te faz não querer parar. Você conhece a vida de Janie através de flashes de momentos da vida dela. Sempre tem datas e horários, e no começo ele dá grandes saltos de tempos, desde os oito anos, que é quando começam esses sonhos, até chegar a idade que realmente se passa na história. Desse jeito a narrativa se torna rápida e objetiva. 

A Protagonista Janie, é uma garota que vive só com a mãe. Ela é uma menina pobre que sempre é humilhada pelas garotas ricas da escola, principalmente por Melinda. O que eu gostei é que ao invés dela se reprimir, ela amadurece e se torna responsável, arruma um emprego e se mantém sozinha. Isso trás um ar de realidade no livro, algo plausível, nada de personagens surreais que sofrem por nada e choram por tudo. A mãe dela é totalmente ausente e está sempre bêbada, parece não se importar muito com Janie. Mesmo quando Janie está doente ela não demonstra nenhuma preocupação. A autora não faz nenhuma menção do por que ela ser assim (a Lary (daqui do blog mesmo) disse que ela da uma explicação não muito detalhada no último livro da trilogia) e nem mesmo diz o nome da mãe de Janie. Fica um certo buraco neste aspecto.

Cabel... ( demorei a me acostumar com esse nome, rsrs) é demais, gostei mais dele do que da própria Janie. Ele está profundamente apaixonado, se recusando a desistir e não medindo esforços para conquistá-la. Tem uma vida tão sofrida (até mais) do que a Janie. Achei ele muito fofo. E gostei do desenvolvimento dele na trama.

O Romances dos dois é bem bonitinho, mas algumas vezes me irritou e tive vontade de bater em Janie e sua falta de paciência para simplesmente deixar Cabe se explicar. Mas no fim acaba de um jeito que você tem vontade de dizer 'ouuunnw  que fofo'. rsrs

Eu gostei da história, mas ela realmente decepciona muito em questão do que é prometido na sinopse. Eu avaliei (no Skoob) como três estrelas pela criatividade da autora, e perde duas estrelas por prometer o que não cumpriu e por não desenvolver bem uma história que tinha potencial para ser incrível. 

Em resumo, o livro é bom mas poderia ser melhor. Se você quer uma dica é a seguinte:  Leia esse livro sem muitas expectativas que você irá gostar. (E de acordo com a Lary, leia o segundo sem muito intervalo de tempo).

Beijoooss

Comentários

  1. Sempre quis ler esse livro, mas nunca tinha lido uma resenha realmente bacana dele, sabe? Que dissesse imparcialmente o que era o livro. A sua me convenceu!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carol! Fico feliz que você gostou da resenha. É uma história interessante sim, mas quis mostrar também minha decepção referente a sinopse. Espero que você leia e quem sabe você não vem contar depois o que achou. :D
      Beijooos
      Bell

      Excluir
  2. Oi.
    Ainda não conhecia o livro,mas gosto de coisas relacionadas com sonhos.
    Também não achei muito "legal" o nome Cabel rsrs
    Enfim,sua resenha ficou ótima ^^.
    bjus
    Tamires C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Se você já se interessa pelo assunto, acho que vai gostar bastante desse livro. É realmente um tema bem original (pelo menos, foi o primeiro que li com esse tema). O inconsciente humano é um tema fascinante, afinal nos sonhos revelamos nossos medos e desejos.

      Beijooos
      Bell

      Excluir
  3. Eu li essa trilogia numa tacada só e, apesar de a autora pecar em várias situações, eu gostei bastante da história. Na minha opinião o melhor livro é o segundo, tem muito mais ação. E o mais fraquinho é o terceiro, com muito blábláblá. A protagonista consegue ser bem irritante quando quer, mas ainda bem que a gente tem o Cabel para salvar todas as situações chatas.rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Debora disse Tudo!!! Eu li rápidinho a serie.. e apesar de várias coisas que não gostei, a trilogia é bem legal! e o Segundo é o melhor de todos. E Não esqueça de conferir as outras resenhas!
      Beijooos

      Bell

      Excluir
  4. Eu li Wake quando estava no segundo ano do ensino médio (tá, nem faz tanto tempo) e eu simplesmente DEVOREI o livro. Lia durante as aulas e não estava nem aí. hahahahaha Levei muita bronca de professor.
    O que eu li era emprestado, mimimi :/ mas tô louca pra comprar a trilogia. Tô esperando só eu ter uma graninha. hahahaha

    Adorei a resenha, muito boa mesmo.

    Beijos!

    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita as promoções do Submarino. Sempre compro lá e de vez em quando o livro sai quase de graça. ;)
      Beijooos
      Bell

      Excluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui