25 de jun de 2013

Resenha: Praticamente Inofensiva - Gui

Título: Praticamente Inofensiva;
Série: O Guia do Mochileiro das Galáxias - Vol. 5; 
Autor: Douglas Adams; 
Editora: Sextante; 
Páginas: 191.

“Os anos mais conturbados como um viajante solitário já haviam passado. Arthur Dent se resignara à nova condição e se acostumara à vida pacata e relativamente feliz como Fazedor de Sanduíches em Lamuella. Conquistara até um certo prestígio junto aos habitantes locais e fazia disso um bom argumento para continuar por lá. Ao mesmo tempo, Ford Prefect via-se num conflito profissional ocasionado pela repentina venda do Guia do Mochileiro das Galáxias para outra editora. Sem compreender o funcionamento do novo Guia – que passara a se "comportar" de forma estranha – e não gostando nem um pouco de seu novo cargo como crítico de restaurantes, Ford se mete em alucinantes roubadas para não sair prejudicado (e para obter algum lucro, é claro). Em outro ponto do Universo, Tricia McMillan havia feito fama intergaláctica como repórter e levava uma rotina razoavelmente satisfatória, até um pequeno planeta chamado Rupert ser descoberto e tudo começar a dar estranhamente errado em sua vida. Espalhados pelos mais insondáveis cantos da Galáxia, Arthur, Ford e Tricia iam tocando suas vidas da melhor forma que podiam, mas tudo se complica novamente quando eles se reencontram. Tentando manter a sanidade e salvar a si mesmos, eles acabam assistindo juntos ao inevitável destino da Terra. Com reviravoltas surpreendentes, Praticamente Inofensiva traz aguardadas respostas, lança novas perguntas e, acima de tudo, faz o leitor lamentar o fim da saga de Dent e seus companheiros. Com um novo olhar sobre seu próprio trabalho, Douglas Adams amadureceu os personagens e a habilidade de criar situações cômicas para criticar a sociedade. Ele se aproveita da trama para discutir as relações de trabalho, as políticas corporativas, as questões éticas da modernidade e as novidades tecnológicas. Mas ainda consegue superar sua capacidade de nos fazer rir de nossas próprias atitudes. Usando e abusando da mesma imaginação ilimitada que demonstra nos livros anteriores, Adams apresenta em Praticamente Inofensiva uma Mistureba Generalizada de Todas as Coisas que fizeram da coleção um grande sucesso ao redor da Borda Ocidental desta Galáxia.”

“Tudo o que acontece, acontece.
Tudo o que, ao acontecer,faz com que outra coisa aconteça,faz com que outra coisa aconteça.
Tudo o que, ao acontecer, faz com que ela mesmaaconteça de novo, acontece de novo.
Isso, contudo, não acontece necessariamenteem ordem cronológica.”

Após passar anos viajando pelo cosmo, conhecendo diferentes épocas e desbravando os mais inóspitos planetas da Galáxia, Arthur Dent embarca em uma nova aventura em busca da pergunta para a Resposta do Sentido da Vida, do Universo e Tudo Mais ao lado de Fenny. Mas, o que era pra ser uma simples viagem tranquila pelo espaço acaba se tornando uma perigosa jornada pelos universos paralelos e uma louca aventura pela dimensão tempo-espaço.

“- E o que há de estranho nele?- Nada. É Perfeitamente Normal.”

Muitos leitores especulam que Praticamente Inofensiva não é uma sequência literal da série do Guia do Mochileiro das Galáxias, mas sim um livro diferente que usa apenas os nomes dos mesmos personagens. De qualquer forma, mesmo tendo sido lançado mais de uma década após o 4º volume, o livro em si ainda mantém a linha cômica e sarcástica em relação à sociedade e as pessoas, que é uma das grandes marcas de Douglas Adams.

“Uma demolição pura e simples era como empurrar para baixo uma bolha de ar em um pedaço de papel de parede mal colocado. Tudo o que era demolido surgia novamente.”

Eu particularmente gosto desse livro, em comparação com a série em si. Você pode acompanhar as histórias dos personagens de uma forma paralela e dinâmica, cada um com sua própria aventura que no fim se fundem um uma só, louca e insana. A leitura dele é mais divertida e necessita de um pouco de concentração para poder entender (assim como todos os livros, rsrs), mas com certeza a leitura desse livro é de suma importância se você pretende viajar para outras galáxias, porque nunca se sabe o que ou quem poderemos encontrar por lá...

Mesmo com o fim dessa cômica aventura (ou não, nunca se sabe), é sempre bom lembrar: Sempre saiba onde está a sua toalha e NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Boa leitura! :D

2 comentários:

  1. Olá querida!

    Tudo Bem?

    Parabéns pelo lindo Blog e desejo muito sucesso pra vcs!

    Gostaria de participar de um Book Tour? Veja os detalhes neste post e aproveita para conhecer meu cantinho também:

    http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/06/book-tour-so-gosto-de-cara-errado.html

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Que bom que gostou do nosso blog, espero ver mais comentários seus aqui...
      Paz :D

      Excluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen