Resenha: Os Sete Enforcados - Leonid Andreiev - Rafa

Título: Os Sete Enforcados;
Autor (a): Leonid Andreiev;
Páginas: 168;
Editora: Rocco;

Considerado um dos mais tremendos libelos contra a pena capital, esta obra prima da literatura Russa vem a ser também um vertiginoso mergulho nas profundezas da alma humana diante da perspectiva da morte.







A obra é um clássico do século XX, eu não tinha conhecimento dela, ganhei-a em uma promoção da Gaz+ (do jornal Gazeta do Povo aqui de Curitiba)

O escritor é Russo, nunca havia lido nada vindo da Rússia e creio que esse é um dos maiores erros de nós leitores, nos prendermos aquela mesma literatura americanizada, eu particularmente sou apaixonada pela literatura inglesa, algo terrível já que perdemos de conhecer obras fantásticas.

Essa obra em particular mostra o quando o autor é pessimista sobre a raça humana, onde conta a historia de cinco homens e duas mulheres condenados a morte por um atentado que nem chegou a acontecer.

Leonid faz com que seus leitores sintam compaixão, com uma narrativa emocionante, onde a morte é seu principal personagem. O livro gira em torno do realismo e lirismo, mostrando ao leitor a visão das pessoas que estão a caminho da morte, deixando-nos cheios de dúvidas sobre o verdadeiro sentido da humanidade e de seu dever de justiça.

"Era mais para o final do inverno, quando, entre nevascas e os sombrios dias gelados, a primavera iminente envia como precursor um dia claro, ensolarado e cálido, por uma hora apenas, mas tão cheio de primavera, tão pujantemente jovem e radioso, que os pardais nas ruas perdem alegremente o rumo e as pessoas parecem quase embriagadas."

Gostei muito da obra, de como ela é objetiva e bem narrada. O autor consegue passar bem o que sente em relação aos acontecimentos sociais da época. Demorei cerca de dois dias somente para ler. Com toda a certeza é um livro que deve ser lido. Com ele nosso conhecimento de mundo é expandido. E muitas vezes o que achamos desnecessário, é mais que importante. Contudo acho que seria bom, antes de ler. Dar uma pesquisada sobre o que foi todo esses acontecimentos. O que trouce a Rússia e ao mundo, tudo isso.

Eu adoro história, e sou apaixonada ela cultura Russa, então foi fácil para mim. Talvez não seja de grande compreensão para outros.

"A enorme fortaleza, onde não brilhava uma única luz, mergulhava na escuridão e no silêncio, como uma muralha separando-a da cidade sempre viva e em movimento."

Nós podemos ligar muitos acontecimentos daquela época, com as atuais. Não no sentido literal, já que hoje não se ocorre muitas das barbaridades daqueles tempos. Mas por meio do julgamento, como um "criminoso" é visto pela sociedade, o "porque" dele ter agida daquela forma. Se você, assim como eu, assiste jornal e lê periódicos, com certeza terá mais facilidade ao comparar.

Com suas obras, Andreiev, ficou conhecido pela luta contra o czarismo (Regime político Russo).

Comentários

  1. Olá, acho que é a primeira resenha que leio sobre o livro, não faz muito meu tipo preferido de leitura, mas eu gostei da parte sobre o porque dele agir da forma que agiu e tudo mais, acho que esse detalhe me prenderia na leitura.

    Tô participando do amigo secreto de blogueiros e estou seguindo os blogs participantes tá +_+
    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está longe de ser meu preferido tbm kkkkkk Mas eu adorei, as vezes é legal sair um pouco do habitual né?

      Excluir
  2. Boa tarde :)
    Como vai?
    Hum,este livro eu não conhecia :O
    Mas legal a resenha,curti,parece ser um livro diferente >.<

    Beijos
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada
      Também só fui saber por que ganhei ele. Mas adorei =)

      Excluir
  3. Oi tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro que seja russo(não que me lembre )mas me parece que o livro é ótimo.
    Gostei muito da resenha ^^.
    Me esqueci amo história e amei a matéria do czarismo(por isto o livro despertou interesse) haha.
    bjus
    Tamires C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, mais uma que ama historia <3 Adoro.
      Leia serio, é aqueles livros que acrescentam algo na sua vida.

      Excluir
  4. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui