13 de jun de 2013

Resenha: A Arte de Correr Na Chuva - Garth Stein - Rafa

Título: A Arte de Correr Na Chuva - Meu Nome é Enzo. E Esta é Minha História;
Editora: Ediouro;
Autor (a): Garth Stein;
Páginas: 302;

Quando Denny resolve adotar um cão para lhe servir de companhia, percebe imediatamente que o destino lhe enviou um amigo especial. O amigo de Denny - Enzo - estará com ele nos melhores e piores momentos de sua vida, pois sabe que seu dono é um vencedor. Enzo é um cão, um cão com uma alma marcada pelo tempo. Denny é um piloto de grande talento, que encontra nas pistas de corrida sua verdadeira vocação. Mas a vida pode apresentar curvas acentuadas e dificuldades a serem superadas no percurso. Um livro que tem muito a nos ensinar sobre amor, tragédia, redenção. Do jeito que só um cão poderia narrar.




É incrível como histórias com cachorros sempre me atraem. Essa em especial, já que a história é narrada por Enzo - o cachorro. Li em apenas um dia. Direto sem parar em nenhum momento.

Enzo é um cachorro especial. Que vai viver com o dono em seus melhores e piores momentos. O verdadeiro "melhor amigo do homem". E depois de ver a vida do seu dono decair, ele tenta de todas as formas o confortar. As vezes até esquecia que ele era um cachorro, com sua visão preta e branca, sem poder falar o que pensa.

Garth conseguiu tocar profundamente meu coração. A obra retrata as dificuldades da vida, e suas injustiças. Sim, chorei como um bebe. Na realidade, todas as pessoas que eu conheço que leram, TODAS, choraram. É meio impossível não se emocionar. Senti raiva, magoa e certa alegria, ao ler. Você torce com ardor em alguns momentos, em outros você tem vontade de tacar o livro contra a parede. E não por ele ser ruim. Mas sim pela sensibilidade com que o autor trata alguns detalhes da história, mexendo com suas emoções.

Ele consegue transmitir o quanto necessitamos de um companheiro, seja ele apenas um bichinho de estimação. O quanto a lealdade é importante para nossa vivencia.

"- Acho que ela me ouviu - ele comentou.Eu também achava, mas como poderia responder? Lati duas vezes.Ele olhou e riu."

Outra coisa que me aproximou muito da história, foi o fato de Denny - dono de Enzo - ser piloto de corrida. Eu sou simplesmente APAIXONADA por automobilismo. Chego a acordar as 3 da manhã só para assistir a um treino de Fórmula 1. Um dos problemas em torno da história dele, é que automobilismo não traz muito dinheiro - se você não tiver entre os grandes - então gera mais conflitos na vida de Denny. E nosso amiguinho Enzo, consegue descrever com verdadeira paixão, esse sonho do dono, de virar um grande piloto.

"Ayrton Senna não deveria ter morrido.Isso me ocorreu de repente, enquanto estava deitado, gemendo de dor no banco traseiro do carro de Denny, a caminho do hospital de animais aquela noite. Eu me lembrei do circuito do Grande Prêmio, na cidade de Ímola."

E alguém esqueceu? Eu nasci no ano da morte de Senna, mas já vi incontáveis vezes a mesma cena, aquele bendita curva que Senna tanto alertou. Stein, eu acredito que tenha o mesmo sentimento que eu neste aspecto. Como um grande fã que é de Ayrton Senna, ele quis trazer memórias de seu ídolo. E ele transmite tão bem isso, que até aqueles que não são chegados em Formula 1, vão acabar buscando mais sobre a história de Senna.

E para alegria do escritor, Viviane Senna (irmã de Ayton) também prestigiou está obra. Os dois fizeram uma parceria. E quem adquire o livro está ajudando ao Instituto Ayrton Senna. Legal né?

O final é inesperado e quando terminei de ler, peguei minha cachorrinha que já está com seus 10 anos de idade, e a abracei muito forte. Foi uma obra que com certeza me marcou.

12 comentários:

  1. Nossa que legal ^^
    Eu também amo histórias com animais,principalmente cachorros.
    ótima a resenha e muito legal na compra de um livro além de você prestigiar a leitura,ajuda!
    bjus
    Tamires C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, acho que todo mundo tem uma quedinha por animais né kkkkk
      é muito bom, vale apena ler =)

      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, mas parece ser emocionante.
    Adoro estórias com cachorros.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É emocionante mesmo!!!
      Adoro livros com cachorros kkkk

      Excluir
  3. Oi! Eu li esse livro por acaso. Meu avô me deu um livro daquela coleçao de As Seleções, que são 4 em 1 sabe? E um dos livros era esse. Nunca tinha ouvido falar, e ficou mofando na estante um tempo, mas um dia peguei como quem nao quer nada e me apaixonei! Muito fofo! E o final? OOOOWNT *---*

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Amanda, também nunca tinha ouvido falar, foi minha tia que me deu. Adoro ler coisas por acaso, e foi ótimo =P
      Que bom que você gostou *--* O final é o melhor.

      Excluir
  4. Não conhecia o livro
    mas parece ter uma mensagem muito
    bonita, tenho meu cachorrinho (Jacob) que amo e mimo sempre.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem várias mensagens por trás, e acho que para aqueles que tem um animalzinho, seja mais fácil de identifica-los =)

      Excluir
  5. Olá Rafaela,

    Nossa acho que é daqueles livros que além de fazer a gente pensar na vida, emociona quem ler... Não é? Gosto de livros assim que nos faz querer ser melhores, aproveitar melhor a vida...

    Milhões de beijos

    Estou seguindo o blog =) passa lá no meu e participa das promoções de aniversário? Tem muitos sorteios rolando, incluindo um template personalizado do jeitinho que o ganhador desejar.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana. É sim daqueles livros que faz você refletir. Leia é muito bom!!!

      Indo lá =)

      Beijos

      Excluir
  6. Não me julgue, mas eu não gosto muito de histórias envolvendo cachorros, pois no geral elas são sempre a mesma coisa. O livro não me atraiu mesmo, ainda amais depois de saber que quem narra é o cachorro (?).
    Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Beijos e não deixe de passar no capuccinocomleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK Cada um com seu gosto. Mas posso lhe dizer que esse não tem na de clichê =)
      Obrigada =D

      Excluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen