Resenha: Sherlocke Holmes em Um Estudo Em Vermelho - Keu

Título: Sherlocke Holmes em Um Estudo Em Vermelho;
Série: Sherlocke Holmes #1;
Autor (a): Sir Arthur Conan Doyle;
Editora: L&PM Pocket;
Páginas: 192;

O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.

Um Estudo em Vermelho (1887), de Arthur Conan Doyle (1859- 1930), é a estreia de Holmes. A história foi editada pela primeira vez na revista Beeton’s Christmas Annual e logo fascinou inúmeros leitores, para quem o endereço do detective — 221B Baker Street, Londres — se tornou uma das ruas mais famosas da literatura. As deduções do investigador são narradas pelo seu amigo, o Doutor John Watson, uma espécie de Sancho Pança de Holmes. 


Um livro de mistério, com destaque para cada letra, Um Estudo em Vermelho, a primeira aventura de Sherlocke Holmes, pretende aguçar a curiosidade dos aspirantes a detetives.

Holmes impressiona com o seu método dedutivo, sua inteligência e talento. Com uma personalidade bem-humorada e sutilmente misteriosa, percebemos como ele se tornou o mais apaixonante e popular detetive da história da literatura.

E agora ele se vê diante de seu primeiro caso, um caso que desafia até os mais respeitados detetives da Scotland Yard. Será que Holmes, acompanhado de seu querido amigo, o Dr. Watson, conseguirá resolvê-lo?

Esse é o mistério proposto pelo livro e que prende o leitor até o final, pois "Quem será o assassino?" e "Como o crime aconteceu?"

Confesso que, como fã de Hercule Poirot, detetive criado pela aclamada Agatha Cristhie, senti falta do processo investigativo presente em seus livros. Embora o método dedutivo de Sherlocke realmente impressione, senti falta dos interrogatórios e da apresentação dos suspeitos. Não há aquela aproximação do caso, esse gira em torno de constante mistério, o que no fim, possui um certo charme.

Apesar disso, gostei bastante da estória, pois possui um ritmo eletrizante, que realmente te prende, mas o engraçado, é que você não fica curioso apenas para saber quem é o assassino, mas também sobre como Holmes chega as suas conclusões.

Com um grande mistério e um personagem bastante curioso, Sir Arthur Conan Doyle faz sua estréia no mundo da literatura, para conquistar os amantes de mistério com o caro Sr. Sherlocke Holmes.

Comentários

  1. Já estou te seguindo
    seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, também amei o seu blog.
      Beijos, Keila.

      Excluir
  2. Nunca li livro algum de Sherlocke Holmes, tenho muita vontade, principalmente esse - o primeiro dos livros.
    Ótima resenha.
    Beijos!
    Karol,
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, confesso que fiquei com um pouco temerosa de receber criticas, afinal é a minha primeira resenha publicada. Se você gosta de uma história de mistério, creio que vá gostar do livro.
      Beijos, Keila.

      Excluir
  3. Esse livro é maravilhoso, como todos os outros com Sherlock Holmes.
    Foi um dos primeiros que li.
    A história é muito envolvente e a segunda parte, que traz toda a explicação é muito interessante. Pois foge da pate de tensão sempre presente em suas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo ouvir quando uma pessoa diz que gosta de um livro. Também gostei muito do livro, embora, como já disse, sou confessamente apaixonada por Hercule Poirot. Espero que tenha gostado da resenha.
      Beijos, Keila.

      Excluir
  4. Sou muito curiosa pra ler Um Estudo em Vermelho por ter assistido - e virado fã - dos filmes Sherlock Holmes 1 e 2, com o ator Robert Downey Jr. <3
    Fiquei totalmente facinada com o detetive nos filmes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Risos, somos duas então. O livro é ótimo, mas pode ocorrer algumas decepções, os livros são um pouco diferentes dos filmes, mas quem sabe você não acaba gostando mais do livro do que do filme? Beijos querida e boa leitura, Keila.

      Excluir
  5. Eu só li um livro do Conan Doyle. Mas sempre tive MUITA curiosidade de ler esse aí em específico, porque a história parece ser incrível. Ótima resenha porqueagora eu fiquei mais interessada ainda em lê-lo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, realmente o livro desperta muita curiosidade, não só porque a toda aquela fama que ronda o nome de Sherlocke Holmes, mas porque o livro é realmente muito bom. Espero que goste, Keila.

      Excluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui