Resenha: O Estudante - Adelaide Carraro - Keu

Título: O Estudante;
Nota: Baseado na história de uma geração em conflito;
Autor (a): Adelaide Carraro;
Editora: Global;
Páginas: 126;

O Estudante é o grito desesperado de alerta para jovens, pais, professores, qualquer pessoa que pode, a qualquer momento, se tornar vítima das drogas.
É o relato de um jovem que teve seu lar destruído pelo fantasma da droga, que não respeita idade, classe social, religião e raça.
Muitos leitores poderão achar o conteúdo deste livro chocante e brutal, mas não devem se esquecer de que a realidade aqui escrita é muito mais.
Um livro que não pode deixar de ser lido por todos que abominam o caminho da miséria e degradação para o qual os jovens são arrastados pelo vício das drogas.


Sei que muitas pessoas já podem ter lido esse livro recomendado pelos professores, e sei, por experiência própria, o quanto isso nos desanima a lê-los. Mas o fato desse livro ser tão proposto pelos nossos mestres é o seu tema: As drogas.

Também sei que muitas pessoas podem considerar esse livro com um tema muito depressivo, pois realmente as drogas não são nada bonitas, mas é um tema muito real, e informação nunca é demais. Para ser sincera, li este livro sob a recomendação de um professor, mas com sua narrativa emocionante, realmente me conquistou.

O livro "O Estudante" de Adelaide Carraro conta a história de Renato, narrado pelo seu irmão Roberto. Mostrando como as drogas podem destruir uma família construída sobre o amor e o respeito, e principalmente destruir uma vida que tinha tudo para ser bela.

Me emocionei com a história de Renato. Ver, ou melhor, ler sobre como uma vida inteira pode ser destruída assim, em um instante, é realmente impactante. Além de narrar a degradação de seu irmão, Roberto também fala sobre o tráfico de drogas, e da degradação de valores morais,  mas também da esperança presente nas boas pessoas que ainda há nesse  mundo.

Confesso que fiquei um pouco impaciente com o começo, pois como meu gênero são mais livros de aventura, achei o início muito “felizes para sempre”. Mas acredito que Adelaide pretendia nos mostrar o contraste, a destruição causada pela droga, o que do meu ponto de vista, ela conseguiu com muito esmero.

Este livro não é de fantasia, não trata sobre fadas, nem o amor eterno, mas trata sobre o real, sobre o mundo atual, que se vê imerso em tanto egoísmo e tantas promessas falsas. Mas nem por isso deve ser ignorada, deve ser visto como um alerta do perigo que ronda a inocência de tantos jovens.

Com uma narrativa cativante e emocionante, Adelaide Carraro vem nos alertar sobre essa “fórmula” que ronda as escolas, prometendo tudo, mas que no fim só deixa o nada.

Comentários

  1. Oi!
    Parabéns pela resenha!
    Por mais que os anos passem as drogas são um tema polêmico e gostei bastante do que esse livro busca tratar. Assim que eu puder vou olhar na biblioteca da minha escola e vê se encontro ele para ler :)

    Abraços.
    Entre Livros e Livros http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Realmente as drogas são um problema grave. Fico feliz pela sua iniciativa de ler o livro. Espero que goste. Beijos, Keila.

      Excluir
  2. Oi tudo bem?
    Parabéns pela resenha ^^.Um de meus professores(a muitooo tempo) já falou deste livro mas foi um breve comentário...
    Gostei,apesar de achar uma leitura bem diferenciada do que leio,mas mais informações é sempre bom não é?
    ótima resenha e muito bom o professor haha.
    Abraços
    Tamires C.
    http://www.de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem querida e com você?
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      E é verdade que muitos livros que os professores recomendam são muito(desculpe professores)chatos. Mas me surpreendi com esse, ele é muito bom.
      Se você for ler, espero que goste.
      Beijos, Keila.

      Excluir
  3. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Antônio, fico muito feliz que tenha gostado do nosso blog.
      Espero realmente que volte mais vezes, e pode deixar que vou visitar o eu blog.
      Beijos, Keila.

      Excluir
  4. Você sabia que esse livro tem duas sequencias? Busque para lê-las são muito boas.

    Adorei a curta resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia sim, e estou atrás, obrigada pela indicação. rsrs, fico feliz que tenha gostado da resenha, Beijos.

      Excluir
  5. eu ja li o livro, e a sua resenha tambem. gostei dos dois!

    ResponderExcluir
  6. Que bom, que você gostou do livro! E da resenha também, obrigada. O livro é realmente ótimo.
    Beijos, Keila.

    ResponderExcluir
  7. Oi Keila! Legal sua resenha, eu já li esse livro ano passado, mas não me lembro muito...só me lembro o quão grande foi o impacto que tive nessa trilogia, sim é uma trilogia e te recomendo muito o segundo livro (não li ainda o terceiro). O segundo livro vai contar de racismo, mas não vou te dizer muito para não perder a emoção da próxima leitura, beijoss!

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel! Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha. Eu sei que tem o segundo livro, mas até hoje ainda não achei. Estou bastante curiosa para ler.
      Beijos, Keila.

      Excluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui