12 de fev de 2013

Resenha: O Filho de Netuno - Laryssa


Título: O Filho de Netuno;
Série: Os Heróis do Olimpo #2;
Autor (a): Rick Riordan;
Editora: Intrínseca;

"Em O Filho de Netuno, Percy está confuso após acordar de um longo sono e não sabe muito mais que o próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus sua, mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de meios-sangues, mas surpreendentemente o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth."


Certo, explicando. (Para que eu mesma não me atrapalhe ¬¬ ) Rick Riordan escreveu uma série de cinco livros chamada "Percy Jackson e Os Olimpianos". No fim do último livro, deixou uma brecha, e através dela, começou uma outra série chamada "Os Heróis do Olimpo", cujo primeiro livro é "O Herói Perdido". "O Filho de Netuno" é o segundo volume dessa mais nova série. (Falei série muitas vezes).

Creio que esta resenha não esteja muito clara, se houver duvidas ou contradições, responderei nos comentários ;)

Bem, para começar, admito que não estava tão ansiosa assim para ler o livro, depois de não ter me apegado a "O Herói Perdido", que sinceramente, foi decepcionante.

Nesse livro, temos de volta a presença de Percy Jackson, seu humor e todo o conjunto de personalidade que tanto amamos e aprendemos a admirar.

Novos personagens surgem, alguns já mencionados no primeiro livro. Como sempre as personalidades são bem formadas e destacadas, cada uma a sua maneira, sem deslizes, como já é abito de Rick Riordan. Na verdade, ele consegue fazer personagens tão bem estruturados e diferentes em aspectos de princípios que em fóruns de discussão sobre essa nova série, que acredito que todos saibam ser uma espécie de continuação de "Percy Jackson e Os Olimpianos", as opiniões sobre quais são os melhores e piores são motivos de reviravolta e argumentos árduos.

A maneira de escrita de Riordan é mais lenta, alguns diriam mais madura (ou como vou mencionar no paragrafo a seguir), se comparada a seus livros anteriores. Não foi de agrado total, confesso. Senti a leitura pesada, sem fim, se arrastando, apesar de ter gostado imensamente do livro.

Exatamente como no primeiro livro, temos três personagens narrando. Não sei se foi exatamente uma escolha sabia. Faz com que os conheçamos melhor e permite que vejamos os acontecimentos durante a trama de diversos pontos de vista, porém metade do brilho que era possível perceber em sua maneira de narrar a história foi perdida.

Os personagens em questão são: Percy, obviamente, Frank, o grandalhão atrapalhado que eu passei a amar um pouquinho mais que a maioria dos outros semideuses e Hazel. Para cada um, foi usado uma maneira diferente de expressão, uma diferença sutil, porém é possível percebe-la e uni-la com as personalidades dos personagens já citados.

Quanto ao enredo, quem leu todos os livro infanto-juvenis de Rick, já sabe o que vem por ai. Ligeiramente massante o fato da previsibilidade, mas enfim. Muita correria, tempo curto para cumprir missões de vida ou morte, sarcasmo, brincadeiras, piadas fora de hora, raiva e amor. Sim, a mais casais de pré-formando nesse livro. Viva! Só que não.

Estou meio insegura quanto ao rumo que quero que todos os casais tomem, e somando o fato que Rick Riordan praticamente nunca escreve a meu favor, fico plenamente ansiosa com esses fatos.

Uma coisa meio confusa na história, é a mitologia greco/romana se misturando. Para alguém que não gosta de pensar durante a leitura, (já vi que tenho que perder essa mania) os nomes muitas vezes corrigidos e trocados chegam a um estado irritante. Para alguém que esta familiarizado com ambas, não a preocupação alguma. Esses irão até mesmo amar a mudança, que faz com que tudo saia da mesmice. (Nesse caso eu gosto da mesmice : / )

Não consigo ser exatamente muito critica com o livro que possui o meu personagem favorito de todos os tempos. Mas digo uma coisa. O livro, apesar de - vamos admitir Lary, respira fundo e escreva - ele ser chato e ligeiramente confuso - doeu dizer isso :'( - ele vale realmente a pena. É melhor que o primeiro volume, talvez por estarmos mais familiarizados com a história de Percy e o principio de sua perda de memória. Então, se você não leu Percy Jackson, leia. Depois, prepare o coração, e continue com essa série que promete ser tão boa - e incrível - quanto a primeira.

4 comentários:

  1. Acho que eu demorei um bom tempo para assimilar a primeira saga com essa nova. Mas me parece uma ótima ideia, assim não se perder um história tão boa, só se vai incrementando-a. Gostaria que a J.K.R Fizesse isso com a saga Harry Potter :'( Assim que começarem as aulas vou recomeçar minha maratona de leitura. E a saga P.J está logo no início da lista.. rs

    entrelivroseafins@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e seu Harry Potter... Tsc tsc tsc. Percy Jackson não deve estar apensa no topo e sim como primeiro definitivo. Vai por mim, sou uma fã incurável do Percy *-*

      Excluir
  2. ah eu estou gostando muito da saga... achei até que ele conseguiu continuar a história sem muitos problemas... e ansiosa pra saber o que vem no terceiro livro XD
    http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti Percy Jackson e o Ladrão de raios e achei ótimo! Creio que o livro seja bem melhor! O único livro do R.R. que tive a oportunidade ler foi o Herói Perdido e na minha opinião é um livro muito fraco, enredo entediante e um tanto previsível. Porém a forma como ele trás as mitos gregos para os dias atuais é fascinante *-*

    ResponderExcluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen