23 de jan de 2013

Resenha: A Sombra da Serpente - Laryssa


Título: A Sombra da Serpente;
Série: As Crônicas dos Kane #3;
Autor (a): Rick Riordan;
Páginas: 350;
Editora: Intrínseca;
Status no Fim da Leitura: Contente e com raiva de mim mesma por ter observações a dar.

Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar.Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.


Quem me conhece, sabe que sou apaixonada pelos livros do Rick Riordan e que sói tenho elogios a fazer. Então esta me partindo o coração fazer essa resenha.

Claro, Rick Riordan permaneceu com sua narrativa fácil, divertida e leve, fazendo com que o livro fosse extremamente agradável de ler. Porém, me arrisco a dizer que em comparação ao primeiro e ao segundo (que já não atingiu o nível de escrita que eu esperava em comparação com A Pirâmide Vermelha) ele foi lento. Acredito que as coisas não tenham saído exatamente da maneira como eu esperava. Mas também não saíram em um determinado tempo para manter minha ansiedade.

Eu tenho um problema. Eu não consigo me focar em algo por muito tempo. Minha curiosidade é enorme. Tanto que tenho praticamente que morder minha mão para não passar as páginas de um livro e ver o que vai acontecer logo depois. Porém, eu gosto dessa sensação. E quando um livro não esta me prendendo o suficiente, ela não aparece. E foi justamente isso que aconteceu.

Não chegou a ser um defeito extremo, afinal, quem não ama os personagens que o autor criou? Não sou a maior fã de Carter, apesar de admira-lo. Agora, em se tratando de Sadie, quem leu tem que concordar. A personalidade dela, às vezes faz com que os outros personagens fiquem "a sombra" de tudo o que ela faz.

Outra observação. O desfecho de um dos romances. Eu gostei de todos. Exceto um. E por acaso, acredito que esse seja justamente o mais polemico. Tudo deu certo para Sadie, Walt e Anúbis no final. Porém, não queria que fosse daquele jeito. Faltou drama, sentimento e eu fiquei muito confusa. Ao menos o nome poderia mudar. Enfim, a insatisfação se tornou a minha companheira durante todos os capítulos em que houve alguma menção a eles.

Falando do Dia do Juízo Final. Desde o inicio, por Rick Riordan narrar à história como se fosse uma gravação, já sabemos que eles venceram. E admito que me surpreendi com a criatividade que esse homem tem. Sempre que algo dava certo, ele achava algo para dar errado.

Fora o desfecho do triangulo amoroso e da lentidão com que o livro começa, não tenho outra criticas negativas. Como comentei, senti que muitos personagens fora ofuscados por outros, porém acredito que isso faz parte. Como na vida real, sempre vai haver alguém de personalidade dominante.

E eu não poderia deixar de mencionar que o nosso queridíssimo Rick Riordan deixou buracos para que pudesse fazer uma continuação. Estou começando a achar que ou ele não sabe finalizar um livro (acho que não. Se alguém ai já leu algum outro trabalho dele que eu ainda não conheça, comenta ai embaixo o me e tira essa pulga (chata) de traz da minha orelha?) ou se apega demais aos personagens e histórias que cria e não consegue deixa-los no esquecimento.

Quanto ao trabalho da editora, está praticamente perfeito. Dois errinhos foi o que notei nas mais de 300 páginas. É, eu também amo a editora Intrínseca.

Minha conclusão é que o livro é ótimo, o final faz jus, porém algumas coisas fizeram que o livro como todo ficasse um tanto fraco em relação aos outros.

26 comentários:

  1. Adoro o Riordan! Uma pena que o livro não tenha suprido suas expectativas. Quero ler esta série em breve. Ótima resenha :)

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem.. Todos os comentáriops que ouço sobre o Rick são bons, acho que você é a primeira que não escreve algo sobre ele falando realmente o que achou talvez. Sem ser muito puxa saco.. Enfim, quando eu tiver a oportunidade de ler algo dele eu venho aqui ou em meu blog dizer o que achei..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também só encontro comentários excelentes sobre ele e também apenas os faço. No entanto, eu não o livro em questão pra poder comparar minha opinião, apesar de ter lido os anteriores.

      alineraquel_2010@live.com

      Excluir
  3. Eu ja te falei o que eu achei do livro né? asodaisojdisa
    Enfim, também achei meio lento e talz, e alguns personagens ficaram realmente em segundo plano
    Achei uma sacanagem o desfecho do triangulo amoroso, parece até que o Rick tava sem ideia ¬¬
    Apesar de tudo continuou amando todos os livros dele ♥
    kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não amar os livros dele? Ele tem uma excelente escrita: leve e envolvente. Uma história energizante e personagens apaixonantes. Nota 1.000 pro tio Rick o//

      alineraquel_2010@live.com

      Excluir
  4. Desde que eu comprei o primeiro livro das cronicas dos kane eu adorei a historia, ainda mais sabendo que é do tio Rick. Agora que li sua resenha da sombra da serpente fiquei com mais vontade ainda de ler, mas para ler precisa ter dinheiro para comprar.rsrsrsrs
    Email: jovitinhodc_10@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta achar o livro como E-book João.. Não vai gastar nem um terço do própio livro. Alguns livros de 30 reais são vendidos por 6 reais no Gato Sabido.. Assim você lê o que quer sem deixar de prestigiar o autor.. Depois se preferir é só comprar o livro físico.. ;D

      entrelivroseafins@gmail.com

      Excluir
  5. Todos que leram esse livro tão falando que o final decepcionou, oque aconteceu ?
    é algo ruin ? O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem.. Acho que não exatamente "decepcionante", tá mais pra inesperado ou talvez inusitado.. Mas enfim, continuo com o mesmo intusiasmo para ler os livros do Rick ^^

      entrelivroseafins@gmail.com

      Excluir
    2. ataaa pensei que ia acontecer alguma coisa os o carter e a sadie, to loco pra ver oque acontece não aguento mais não ter dinheiro =/

      Email: jovitinhodc_10@hotmail.com

      Excluir
    3. Não entendi bem a frase.. :/
      Carter e Sadie? Já ouvi falar.. Mas que eu me lembre ainda não vi nenhuma resenha por aí..

      entrelivroseafins@gmail.com

      Excluir
    4. eles fazem parte da historia não é ? o.O
      são irmãos, são os protagonistas da historia ou mudo no ultimo livro.

      Email: jovitinhodc_10@hotmail.com

      Excluir
    5. NÃO tem como se decepcionar com o Rick, ele é simplesmente ELE. Mas eu concordo com a Ly sobre ele parecer que não sabe concluir uma história, ele se afeiçoa demais aos personagens. Mas como não fazer isso? Eles são incríveis ♥

      Excluir
  6. Entre Livros e Afins eu gosto mesmo de ler o livro impresso mesmo, gosto de guardar ler e reler. Não gosto muito de e-book alem de cansar muito ficar lendo da dor de cabeça em mim =S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu também não sou muito chegado MAS é uma ótima opção para a falta de dinheiro ;D

      entrelivroseafins@gmail.com

      Excluir
    2. Ser pobre é muuito chato, acho que eu tenho que pensa muuito antes de ler um e-book mas sempre é ótimo ler quando não se tem um livro mesmo.

      Email: jovitinhodc_10@hotmail.com

      Excluir
    3. Agora, eu só recorro a e-books nas seguintes ocasiões: 1º Eu estiver desesperada 2º Livros pequenos que não tem na biblioteca 3º Livros que eu estou conhecendo e não quero comprar. 4º Desespero + Sem dinheiro.
      KKKKKKKKKKKKKK É ruim ler em e-book, mas é uma ótima opção.

      alineraquel_2010@live.com

      Excluir
  7. Discordo de algumas coisas...
    Eu sou quase o filho do Rick (risos) hauaha, massss tipo claro Sadie é o foco e muitas vezes fica muito "star" (AMO ELA), mas em relação ao segundo que parece mais "As Crônicas de Sadie", esse eu achei bem justo onde todos puderam ter seu brilho.
    Eu particularmente amei o final, ameio o que ele fez com o triangulo, e os buracos mencionados vão ser preenchidos afinal há uma esperança de um crossover com os personagens de Percy Jackson, Kane e possivelmente a nórdica =D

    Vamos aguardar ai, Rick sim, é genial, bjos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente sobre o segundo ser meio "As Crônicas de Sadie" e eu também a amo, ela é incrível.
      Eu ainda não li e essa resenha e comentários estão me corroendo de curiosidade. Adoraria um crossover, seria divino *-*

      alineraquel_2010@live.com

      Excluir
  8. gostei bastante desse livro, a capa me chamou muito a atenção a sua resenha ficou perfeita, mesmo sem gosta muito desse estilo de leitura creio que iria me interessar em ler ele

    ResponderExcluir
  9. Essa série é minha paixão, eu só acho que nos outros dois livros faz com que criemos uma expectativa muito grande para um desfecho não muito grandioso. O triangulo amoroso Sadie - Walt - Sadie - Anúbis foi algo que realmente me deixou perturbado, principalmente pelo desfecho. mas continuo amando eles, principalmente o Carter e a Zia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que o Rick não faça o que queremos com os personagens, é impossível deixar de ama-los, um feliz fato :D

      Excluir
    2. Impossível deixar de amá-lo, ele é fantástico ♥

      Excluir
  10. Lary, esse foi o único da série que falta pra eu ler mas eu não consigo pegá-lo na biblioteca. No entanto, pretendo comprá-lo.
    Como você, eu apenas A-M-O os livros do tio Rick e acho que a escrita dele é maravilhosamente envolvente, não da pra ficar melhor.
    Eu fiquei com medo de ler sua resenha e encontrar spoiler sobre a história, porém, mais uma vez você me surpreendeu nesse aspecto, sua resenha é totalmente isenta de spoilers.

    Sim, ele tem essa capacidade de fazer dá errado o que está destinado a dá certo, é o que há de tão mágico no tio Rick ♥

    Parabéns pela ótima resenha. Beijos ♥

    alineraquel_2010@live.com

    ResponderExcluir

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Código by: The Dawn of Art Designs(http://thedawnofartdesigns.blogspot.com.br//) | Layout/Design by: Ana Zuky | Todos os direitos reservado ao blog Resenhas Teen