Resenha: O hobbit - Italo

Título : O hobbit
Autor: J.R.R Tolkien;
Editora: wmfmartinsfontes;
Páginas: 297;
Status no fim da leitura: Emocionado, pego de surpresa em relação ao rumo das coisas, a historia transborda inteligencia nata.


Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.





A obra de J. R. R. Tolkien me jogou para dentro de uma aventura que eu jurava nao reviver algo tao parecido desde "O Senhor dos Anéis". O livro me empurrou para a historia em particular do jovem bilbo bolseiro, de como conhecera seu velho amigo Gandalf, antes um estranho que perturbava a paz e o som da chaleira de bilbo, com historias sobre aventura-se por ai, para alem das montanhas, atravessando o rio corrente, numa montanha a muito distante de sua casa. Me diverti a beça lendo os capítulos, o autor quis deixar claro algumas coisas, como o tempo passando entre os intervalos de acampamentos, o tempo que se passaram presos ou perdidos, e tempos em que incomodavam como hospedeiros de seus anfitriões. Tambem ficou claro que a dependência e o desleixo de esperar que os outros resolvam tudo, ficou bem evidente em relação a Gandalf , os doze anoes e o Bolseiro de bolsão depositavam toda a esperança e alivio no mago, para resolver as coisas, logo o mago abandonara eles por um tempo. Mais deixara alguem que fora bastante útil, Bilbo, e logo os anões ja nao se importavam tanto com a necessidade de ter Gandalf ao alcance de seus olhos, pois bilbo resolvera a maior parte dos problemas. Logo o livro me trouxe uma liçao para a vida : Se vc deseja mesmo alguma coisa, e seu desejo for a qualquer custo, pode sim lhe custar bastante caro, necessariamente o custo teria de ser repensado se valeria a pena ou nao.

Thorin escudo de carvalho, estava bem interessado no ouro que era o objetivo principal da aventura, porem a Pedra Arken de seu ancestral Thrain, chamara bem mais a atençao de Thorin o rei sob a montanha, o que lhe trouxe o maior custo que poderia lhe custar.

Confiável ao meu gosto, O hobbit foi um tiro certeiro para satisfazer meus momentos de lazer, apesar do livro ser escrito em 1937, você se depara com uma historia atualizada e criativa, como se fosse recente. Um livro recomendável principalmente para quem tem uma fissura por "senhor dos aneis".

Bom aventureiro, se procura emoções atravessando montanha acima ou montanha abaixo, O hobbit é a minha indicação para tanto. Que Gandalf  te ajude rsrs ^^.

Comentários

  1. Eu li O Hobbit há muito, mas muito tempo atrás, quando estava saindo A Sociedade do Anel em filme, no começo nem havia me ligado que era a pré história de O Senhor dos Anéis.
    O livro é fabuloso, um dos melhores que li até hoje.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece um livro bem interessante, vi o trailer do filme..parece GENIALL.

    Beijinhos de um novo ano repleto de realizações para vc!!
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito bom sim, embora eu ache Senhor dos Anéis infinitamente melhor!
    Para quem se interessar tem também o livro o Silmarillion, que conta a criação da Terra Média, como surgiu o Um Anel e etc.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui