Resenha: O Castelo de Vidro - Laryssa



Título: O Castelo de Vidro;
Autor(a): Jeannette Walls;
Editora: Nova Fronteira;

Páginas: 368;


“Filha, a gente não tem dinheiro para o presente, mas escolhe uma estrela no céu, e fica com ela pra toda a vida.” Todo mundo pode dar uma segunda chance à vida. Em suas memórias, a jornalista e escritora Jeannette Walls nos mostra, sem pieguices e respostas fáceis, que tudo na vida é mesmo relativo, que as adversidades podem ser vividas com leveza, somando aprendizado e grandeza às nossas biografias.




O livro Castelo de Vidro não é bom, pelo menos não exatamente. Porém, ele possui uma visão diferente sobre a vida. Ele é uma biografia, de uma menina que nasceu pobre, filha de pais desnaturados que pensavam mais em si mesmos, apesar de amarem os filhos e demonstrarem isso ao fazer coisas que acreditam serem certas para manter a família unida.

A narrativa de Jeannette Walls, hoje jornalista e escritora, não é cheia de alta piedade ao contar sua história. Ela admite quando esta errada, e já adulta, agora fornece observações tanto sobre a atitude dos pais quanto sobre as suas e dos irmãos. Ela não conta simplesmente uma história real. Ela abre o coração de maneira decidida, deixando que percebamos as mudanças que ocorreram em sua vida.

Não percebi nenhum exagero, ou algo que pareceu mentira. A todo o momento conseguia afirma que ela sabia do que estava falando, com detalhes, de modo que todas as suas memórias parecem ter razão de ser.

E foi exatamente por esse motivo que consegui chorar em dados momentos do livro. Principalmente em dois momentos, quando o pai de Jeannette desmerece o sonho das filhas, agindo em benefício próprio e mais um, no qual  dali em diante, até quase o fim do livro, quando as coisas voltaram ao normal para mim, eu não me importaria se ele fosse atropelado por um ônibus. Não desejaria morte, porém pelo simples ato que ele cometeu perdeu todo o respeito que ganhei por ele, pelo seu lado sonhador de ser.

E a autora não escondeu isso. Ela deixou claro para mim através do livro que não importar o que cada um irá pensar, ela contaria verdade, passando por cada um dos detalhes, sem desmerecê-los.

E isso é impressionante. Não li muitas biografias até o fim, porém já notei que alguns autores tentam mudar algumas ações, como se não quisessem revelá-las. A falta disso no livro me deixou deslumbrada.

Notando a capa, ela é bem feita. Porém, não a uma razão total para a imagem. E o título tem relação há algo muito importante para o livro. Ele gira em torno de um fator que a autora sempre menciona e quem em determinado momento, lhe deixa transtornado de uma maneira positiva.


Resenha curta, mas quando não se tem reclamações, é assim mesmo não é?
Bem até segunda gente. A Priscila cuidará do blog no fim de semana.
Té mais ver!!!

Comentários

  1. Gosto de livros auto biográficos, mas não senti curiosidade por este, gostei do trecho sobre escolher uma estrela, foi até tocante.

    Bjos!

    Livro Nas Mãos
    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não consegui parar para ler nenhuma biografia, mas está nos meus planos. Eu gostei da sua resenhas e gosto de livros detalhistas com um toque de vida real, sem "rodear" muito a história ou torná-la superficial. Não acho que a capa tenha ficado tão legal, talvez porque eu ainda não li o livro e não entendi, mas ainda assim não gostei.. kkkkkk.

    Parece um livro interessante, parabéns pela resenha, sucesso!

    xoxo,
    thesongoftheletters.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi chata :) tem um meme para vcs la no blog espero q gostem e se nao gosterem nao mandei entrarem la bjs.

    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui