Emprestar livros, devo ou não?

Olá fanáticos por livros. Aqui é a Priscila.
Hoje eu pretendia postar cedo, mas houve um imprevisto.
Eu iria inaugurar uma nova coluna mais cedo, porém, a livraria estava fechada e não deu.
Então, agora vou mostrar uma pequena pesquisa que fiz aqui.

Emprestar livros?!?

Um assunto polêmico entre os leitores é sobre o empréstimo de livros, devo ou não fazê-lo? Lendo algumas matérias na internet como “X motivos para não emprestar seus livros” ou “Y motivos para emprestar seus livros” decidi então escrever um pouco sobre o que eu acho do assunto. Abaixo você confere alguns prós e contras.

 Prós
Compartilhar: Acho que esse é um dos motivos mais significativos para mim. Depois de você experimentar, viver e se emocionar em um determinado “mundo” com certos personagens porque não gostaria de compartilhar isso com o próximo?
Comentar: Quem nunca se sentiu solitário, sem ter ninguém pra comentar sobre aquele livro maravilhoso que você acabou de ler? Empreste seu livro a alguém e logo terá novas idéias e críticas sobre a leitura.
Espalhar conhecimentos: Leitura não é apenas diversão, mas uma ótima maneira de aumentar o seu vocabulário e seus conhecimentos na língua portuguesa, ou em qualquer outra língua que você esteja lendo o livro.
Economia: Creio que não sou a única que praticamente todo livro que vejo quero lê-lo e nem sempre dá pra sair comprando tudo, então pegar e emprestar livros é uma ótima solução para os apaixonados por leitura.
Publicidade:Não adianta a editora fazer mil propagandas sobre um novo livro ou novo autor se não houver respaldo dos leitores..Então que tal dar aquele forcinha pra o seu livro ou autor preferido?
Encorajar a leitura: Sabe aquele amigo seu que detesta livros? Não suporta ler nem os livros do colégio/ faculdade? Uma ótima opção seria você oferecer emprestado um livro seu e falar sobre como a leitura pode ser algo prazeroso e divertido.
Contras
Talvez eles nunca voltem: Não posso deixar de falar pois é uma verdade. Tenha cuidado a quem você irá emprestar, sei o quão bom é compartilhar as coisas com o próximo mas preste atenção se esse amigo é cuidadoso com as próprias coisas, se ele é de confiança e ai sim você fica mais tranquilo ao emprestar.
Não voltar o mesmo: É praticamente o que eu acabei de falar acima, tenha cuidado com a pessoa que você vai emprestar. Assim como você cuida bem dos seus livros, espera que os outros façam o mesmo, mas nem sempre é o que acontece.
Proporção de 1/3, então é mais vantajoso emprestar seus livros! Mas sem esquecer de tomar cuidado como eu expliquei acima!
E aí vocês concordam com esses prós e contras, tem algo a complementar? Deixe seu comentário abaixo, nós adoraríamos saber sua opinião ;)

Comentários

  1. Oi!
    Adorei o post!
    Concordo com os itens acima, gosto de emprestar os meus livros, mas quando eu emprestou sempre dou um enorme discurso caso o livro vim da forma que eu entreguei, muitas vezes ameaço de morte >.< sério... rsrs

    Beijos :*
    Natalia.
    Oi pessoal, sei que divulgação é meio chata é mas necessário!

    O blog Entre Livros e Livros ou se preferirem ELL, foi repaginado!
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu empresto, mas tenho lá meus receios.
      Semana passada emprestei pra uma amiga, e ela pegou chuva. A parte de baixo do livro está horrível, mas não foi culpa dela.
      Eu só empresto pros que me emprestam, e pros que sei que irão ter cuidado.

      Um beijo.

      Excluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui