Poesia Semanal

Hoje, vim fazer um post com um dos poemas mais 
dramáticos que já li e que me deixou um pouco perturbada.
Por isso, pela sua essência, quero dividi-lo com vocês.
Leiam da seguinte maneira: 1º estrofe    2º estrofe
                                                  3º estrofe    4º estrofe

Autor: Alvares de Azevedo;
Título: Lágrimas de Sangue;


Lágrimas de Sangue

Ao pé das aras no clarão dos círios                              Só tu, só tu podias o  meu peito

Eu te devera consagrar meus dias;                             Fartar de imenso amor e luz infinda
Perdão, meu Deus! perdão                                           E uma Saudade calma;
Se neguei meu Senhor nos meus delírios                   Ao sol de tua fé doirar meu leito
E um canto de enganosas melodias                             E de fulgores inundar ainda
Levou meu coração!                                                       A aurora na minh'alma      

Pela treva do espírito lancei-me,                                  Indolente Vestal, deixei no templo

Das esperanças suicidei-me rindo...                             A pira se apagar — na noite escura
Sufoquei-as sem dó.                                                       O meu gênio descreu.
No vale dos cadáveres sentei-m                                   Voltei-me para a vida... só contemplo
E minhas flores semeei sorrindo                                   A cinza da ilusão que ali murmura:
Dos túmulos no pó.                                                          Morre! — tudo morreu!

Cinzas, cinzas... Meu Deus! só tu podias                
      Do leito aonde o vício acalentou-me
À alma que se perdeu bradar de novo:                         O meu primeiro amor fugiu chorando.
Ressurge-te ao amor!                                                      Pobre virgem de Deus!
Malicento, da minhas agonias                                         Um vendaval sem norte arrebatou-me,
Eu deixaria as multidões do povo                                  Acordei-me na treva... profanando
Para amar o Senhor!                                                        Acordei-me na treva... profanando 
                                                                                            Os puros sonhos meus!

Oh! se eu pudesse amar!... — É impossível!               Oh! se eu pudesse amar! Mas não:
Mão fatal escreveu na minha vida;                    agora que a dor emurcheceu meus breves dias,
A dor me envelheceu.                                                     Quero na cruz sangrenta
O desespero pálido, impassível                                     Derramá-los na lágrima que implora,
Agoirou minha aurora entristecida,                              Que mendiga perdão pela agonia
De meu astro descreu.                                                    Da noite lutulenta!

Quero na solidão — nas ermas grutas                           De meus dias a lâmpada se apaga:
A tua sombra procurar chorando                                   Roeram meu viver mortais venenos;
Com meu olhar incerto:                                                   Curvo-me ao vento forte.
As pálpebras doridas nunca enxutas                             Teu fúnebre clarão que a noite alaga,
Queimarei... teus fantasmas invocando                      Como a estrela oriental me guie ao menos
No vento do deserto.                                                        Té o vale da morte!

No mar dos vivos o cadáver bóia                                    Do val de Josafá pelas gargantas
— A lua é descorada como um crânio,                            Uiva na treva o temporal sem norte
Este sol não reluz:                                                              E os fantasmas murmuram...
Quando na morte a pálpebra se engóia,                         Irei deitar-me nessas trevas santas,
O anjo se acorda em nós — e subitâneo                          Banhar-me na friez lustral da morte
Voa ao mundo da luz!                                                        Onde as almas se apuram!

Mordendo as clinas do corcel da sombra,                      Flores cheias de aroma e de alegria,
Sufocado, arquejante passarei                                        Por que na primavera abrir cheirosas
Na noite do infinito.                                                          E orvalhar-vos abrindo?
Ouvirei essa voz que a treva assombra,                        As torrentes da morte vêm sombrias,
Dos lábios de minh'alma entornarei                               Hão de amanhã nas águas tenebrosas
O meu cântico aflito!                                                         Vos rebentar bramindo.

Morrer! morrer! É voz das sepulturas!                         Que vale a glória, a saudação que enleva
Como a lua nas salas festivais                                         Dos hinos triunfais na ardente nota,
A morte em nós se estampa!                                          E as turbas devaneia?
E os pobres sonhadores de venturas                             Tudo isso é vão, e cala-se na treva
Roxeiam amanhã nos funerais                                        — Tudo é vão, como em lábios de idiota
E vão rolar na campa!                                                      Cantiga sem idéia.

Que importa? quando a morte se descarna,                Não chorem! que essa lágrima profunda
A esperança do céu flutua e brilha                                Ao cadáver sem luz não dá conforto...
Do túmulo no leito:                                                          Não o acorda um momento!
O sepulcro é o ventre onde se encarna                        Quando a treva medonha o peito inunda,
Um verbo divinal que Deus perfilha                             Derrama-se nas pálpebras do morto
E abisma no seu peito!                                                    Luar de esquecimento!

Caminha no deserto a caravana,                                  Dorme ali muito amor... muitas amantes,
Numa noite sem lua arqueja e chora...                        Donzelas puras que eu sonhei chorando
O termo... é um sigilo!                                                    E vi adormecer.
O meu peito cansou da vida insana;                            Ouço da terra cânticos errantes,
Da cruz à sombra, junto aos meus, agora                    E as almas saudosas suspirando,  
Eu dormirei tranqüilo!                                                   Que falam em morrer...

Aqui dormem sagradas esperanças,                            Quando o trovão romper as sepulturas,
Almas sublimes que o amor erguia...                           Os crânios confundidos acordando
E gelaram tão cedo!                                                        No lodo tremerão.
Meu pobre sonhador! aí descansas,                             No lodo pelas tênebras impuras
Coração que a existência consumia                              Os ossos estalados tiritando
E roeu um segredo! ...                                                    Dos vales surgirão!

Como rugindo a chama encarcerada                            Perdoa, meu Senhor! O errante crente
Dos negros flancos do vulcão rebenta                          Nos desesperos em que a mente abrasas
Golfejando nos céus,                                                       Não o arrojes p'lo crime!
Entre nuvem ardente e trovejada                               Se eu fui um anjo que descreu demente
Minh'alma se erguerá, fria, sangrenta,                        E no oceano do mal rompeu as asas,
Ao trono de meu Deus...                                                Perdão! arrependi-me!


Álvares de Azevedo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui