[A leitura e o cérebro] Você pode ler de uma maneira melhor...

[...] usando seu cérebro - e edificar um caráter moral, ao mesmo tempo. (Frank Dunkle)

             Olá! Essa semana chegou uma revista aqui em casa com esse tema e eu achei interessante vir aqui passar isto para vocês. A revista dizia o seguinte:

 A necessidade da leitura


"Todos nós precisamos ler. Não só pode ser um hábito divertido, mas também é bom para os nossos cérebros! O nosso cérebro processa a informação obtida a partir de diversos meios e maneiras diferentes. Há bastante passividade quando se trata de assistir a um vídeo em uma tela, mas quando você lê, o seu cérebro acelera e funciona de uma forma totalmente diferente. Em um livro sobre o assunto (Divertindo-se Até Morrer - Amusing Ourselves to Death), o autor Neil Postman afirma que a maneira como o cérebro funciona durante a leitura não é apenas diferente, é melhor.
A leitura exige envolvimento interativo e intelectual. Mas, assistir a uma tela não. É tão simples como isso."

Os gibis vencem a televisão.

"Nós podemos ajudar muito a nossos cérebros quando, propositalmente, escolhemos o que colocar nele. Acredite ou não, ler histórias em quadrinhos ajuda a nossos cérebros mais do que assistir televisão! E uma leitura variada ajuda muito mais.
Isso é uma coisa importante a pensar para aqueles que vivem em áreas onde as férias escolares começarão em breve. E como algumas aulas já não exigem que se leia certas coisas, você vai passar o período de férias alimentando seu cérebro de uma boa variedade de alimento intelectual? 
Um estudo recente de desempenho acadêmico constatou que nas férias muitos estudantes tendem a perder grande parte do progresso acadêmico adquirido durante o ano letivo. A análise estatística apresentada no livro de Malcolm Gladwll, Casos Atípicos: A História do sucesso mostrou duas boas maneiras de evitar a perda intelectual em nossos cérebros. E são as seguintes:

  •  Continue indo a escola durante o período de férias - uma solução que provavelmente não seria muito popular entre a maioria dos alunos.
  • Mantenha seu cérebro trabalhando ativamente durante as férias. Programas de atividades em acampamentos, museus e visitar a sítios históricos e reservas naturais proporcionam grande oportunidades.
  • Ou você pode ler! É uma maneiro barata e fácil para desenvolver e preservar a sua inteligência e se manter afiado quando retornar às aulas."
Interessante, não é mesmo? 
Eu já sou apaixonada por leitura, sabendo disso, vou me apaixonar mais ainda.

E ai, gostaram?
Um beijo e boas leituras!

Comentários

  1. Eu sou um fanático por leitura desde pequeno com gibis da Turma da Monica e Gostava muito de TEX

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amo ler, dizem que quem lê bastante escreve bem, mas esse dom eu não tenho, rsrs. Mas acredito que as pessoas que lêem bastante, falam menos besteiras, têm mais assuntos para conversar... Realmente podem ser consideradas mais inteligentes.

    Gostei muito do blog!

    http://bymetemplates.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo ler. Leio desde de pequena história da bíblia e contos de fadas.
      Eu acredito que quem lê escreve bem, porque é o meu caso. Passei a dominar por completo a escrita depois de alguns anos de leitura, e aqui estou eu, esperando o dia pra ser uma escritora.

      Que bom que gostou! Um beijo.

      Excluir
  3. Coments respondido em:
    http://tematoa.blogspot.com.br/2012/09/especial-opiniao-sobre-o.html
    Me visita?
    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui