Resenha: Destino - Laryssa

Título: Destino;
Série: Matched;
Autor(a): Ally Condie;
Editora: Suma de Letras.


Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.
 


Destino é uma distopia estranha. Pronto, falei. Não que o livro não seja bem elaborado e a história não tenha seu toque de originalidade, pois ela tem. Porém eu simplesmente, não suporto personagens sem personalidade ou vontade própria. Tudo bem que o assunto no qual a trama do livro gira em torno é a falta de livre arbítrio, o controle total de um ser humano sobre o outro.

Só que a autora escreve a história de modo que pareça com que a personagem principal vá se descobrindo e se rebelando. Para quem não se depara com situações onde a mocinha da história é destemida e independente, esta protagonista será ótima. Porém para alguém como eu, que é extremamente feminista e não suporta ser controlada o livro se torna cansativo.

Sobre a trama. O personagem pelo qual a garota se apaixona, comicamente não é apaixonante. Ele é previsível. Uma fofura, querido e tal. Nos garotas gostamos de caras desse tipo. Porém o Kay é tão perfeitinho que parece irreal e irritante.

O restante dos personagens são bem remotos. A alguns outros fundamentais, e de certa forma, mesmo não sendo tão bem trabalhados, são mais fáceis de engolir.

Em se tratando da trama, a autora teve mais sucesso. Ela conseguiu fazer uma história que te leva um lugar um tanto triste e que te vezes que te emociona. A momentos em que você para com o livro na mão e fica encarando a parede, enquanto pensa consigo mesmo: é verdade. Esses momentos provem das poesias contidas no livro, todas tão bem posicionadas, vindos na hora em que eu estava quase dormindo de tédio que eu tenho que dar certo credito a ela. soube realmente como me manter lendo o livro até o fim. E a continuação, promete. Talvez e a desenvolva melhor os personagens nesse segundo livro e eu ossa fazer uma resenha totalmente positiva.

Fora isso, a ortografia e gramatica da editora Suma de Letras esta excelente. Se encontrei algum erro, foi tão insignificante que nem mesmo ficou marcado na memória.

E com toda certeza, apesar dos momentos chatos, indico essa leitura. Como já citei, esse livro vai fazê-lo pensar, e até mesmo, se rebelar contra as injustiças reais as quais você se submeti antes.

Ao menos comigo foi assim.

Comentários

  1. Não conhecia nem livro nem autora. Aparentemente, pelo descrito, o livro é bom, apesar de você não ter gostado. Mas né, vai de cada um. A propósito, ótima resenha =)

    _
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amo distopias, mas essa ta meio fraquinha...
    Acho que vou ler Divergente mesmo
    kasokaosk

    beijos e ótimo feriado
    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gosto de ler resenhas, além de escrevê-las.

    ResponderExcluir
  4. Olá, qual a indicação de idade para este tipo de leitura?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui